Publicidade
02/08/2015 - 02h00

Para autor, líder deve manter funcionários em 'desequilíbrio'

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

O autor Clemente Nobrega se apresenta atualmente como pesquisador de gestão e estratégia. Sua formação, no entanto, é de pesquisa em outra área: física nuclear.

Ele trabalhou durante anos fazendo projeções para usinas nucleares antes de ir para a iniciativa privada trilhar carreira de executivo e autor de livros sobre gestão.

Paula Giolito/Folhapress
O escritor Clemente Nobrega em sua casa, no Rio de Janeiro
O escritor Clemente Nobrega em sua casa, no Rio de Janeiro

Mas nunca largou a ciência: ele traça analogias entre administração de pessoas e a física. Em entrevista à Folha, explica algumas dessas metáforas, presentes no livro "A Intrigante Ciência das Ideias que Dão Certo" (Ed. Alta Books, 192 págs., R$ 39,90).

*

DESEQUILÍBRIO

Há semelhanças entre o funcionamento de empresas e de sistemas dinâmicos na natureza, como uma célula ou uma flor.

A essência de ambos é o desequilíbrio. Se todos os elementos são homogêneos, com a mesma temperatura, não há troca entre eles e tudo fica estagnado, imutável, ou seja, equilibrado.

Para que haja movimento, troca entre os elementos, é necessário injetar energia.

Em gestão de empresas, o equivalente da energia de fora que estimula o movimento do sistema é a liderança.

É uma pessoa que interfere para manter a empresa desequilibrada, ou, em outras palavras, não acomodada.

O bom líder é aquele que sabe estimular as diferenças entre cada funcionário para que haja trocas, em vez de moldar todos para pensar igual e produzir sempre o mesmo resultado.

AMBIENTE

Outra analogia não é com a física em si, mas o desenvolvimento dela. Na história, as boas ideias não são desencadeadas por indivíduos, mas por ambientes propícios.

Albert Einstein só desenhou a teoria da relatividade porque havia conhecimento suficiente em física para que ele chegasse a ela.

No mundo dos negócios é igual. Se alguém quisesse fazer o YouTube nos anos 1990, não conseguiria. Não existia banda larga que permitisse assistir a vídeos on-line.

Para que uma ideia de negócio se realize, é preciso que as condições existam.

EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

É comum que os fundadores queiram que a empresa seja eterna. Mas a realidade é que um negócio fica na crista da onda por um período, mas, 50 anos depois, provavelmente terá sido substituído por algo novo, melhor.

Esse entra e sai de empresas na economia gera riqueza, produtividade. Assim como a evolução gera a diversidade de espécies.

As corporações que duram, na verdade, se adaptam. Elas aprendem a fazer coisas diferentes para atender uma nova necessidade. As empresas precisam aprender a mudar para sobrevive

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag