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09/08/2015 - 02h00

Ao avaliar o desempenho de sua equipe, o essencial é ser transparente, diz coach

DE SÃO PAULO

Ao avaliar o desempenho de funcionários, o essencial é ser transparente, afirma Laucemir Silveira, coach e consultora de RH para empresas.

Ela diz que, se houver erros, o caminho é ter uma conversa privada e respeitosa, fundamentando a crítica com dados."Passe a acompanhá-lo de perto e combine estratégias para evitar repetir os problemas", aconselha.

Veja abaixo mais dicas de Silveira para fazer uma boa avaliação de desempenho:

Divulgação
Laucemir Silveira, executive coach
Laucemir Silveira, executive coach

CRITÉRIOS

O funcionário não deve adivinhar o que importa para a empresa. Informe por escrito a seus colaboradores as características apreciadas na avaliação, como versatilidade, e cite alguns bons exemplos.

PROXIMIDADE

Acompanhe o trabalho de perto e corrija imperfeições durante o percurso. Empregado e gestor devem se reunir a cada 15 dias para estabelecerem juntos quais são as prioridades do trabalho a curto prazo.

INFORMAÇÃO

Dê ao funcionário detalhes sobre o desempenho. Dizer que a performance foi "boa" é dar uma opinião. Prefira argumentos como "você cumpriu os prazos" ou "tratou o imprevisto rapidamente".

AMBIENTE

Se a sua equipe obtiver resultados ruins, compare com as conquistas da concorrência. A causa pode ser não a má performance, mas o cenário econômico ruim que afetou o setor como um todo.

Colaborou GABRIELA STOCCO

 

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