Publicidade
28/08/2015 - 17h16

Mesmo com Lava Jato, Petrobras é segunda empresa mais desejada por jovens

DE SÃO PAULO

Mesmo sendo investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a estatal Petrobras e a empreiteira Odebrecht são consideradas "empresas do sonho" para jovens, logo após a gigante de tecnologia Google.

Esse é o resultado de um estudo realizado pela Cia de Talentos, consultoria de recrutamento de profissionais no início de carreira, e empresa de pesquisa Nextview People.

Em sua 14ª edição, a pesquisa ouviu 67.896 brasileiros com idade entre 17 e 26 anos, em todas as regiões do país, entre janeiro e abril de 2015.

Rafael Andrade - 19.nov.2010/Folhapress
Plataforma da Petrobras, situada no Campo de Barracuda, na Bacia de Campos, em Macaé
Plataforma da Petrobras, situada no Campo de Barracuda, na Bacia de Campos, em Macaé

Em 2014, o Google também apareceu em primeiro lugar na lista de empresas em que jovens desejam trabalhar, seguido de Petrobras e Odebrecht. Em 2013, antes do início das investigações, a construtora ficou em sétimo lugar.

"Com as investigações, a Odebrecht ficou mais exposta. Há o lado negativo das investigações sobre o envolvimento com a corrupção, mas os jovens também vêem o que a empresa faz, onde está presente, se é uma boa empregadora. Desde 2014, há um investimento maior da Odebrecht para conquistar o público jovem. Eles aumentaram o volume de contratação de jovens, então passaram a ser reconhecidos como uma empresa que contrata e desenvolve profissionais em início de carreira", afirma Maíra Habimorad, presidente da Cia de Talentos.

Entre as razões que os levaram a escolher as corporações, os entrevistados apontaram, em ordem decrescente, oportunidade de desenvolvimento profissional, boa imagem no mercado, fazer o que se gosta, desafios constantes e possibilidade de inovar.

Habimorad destaca que a pesquisa mostra que, ao escolher um empregador, o jovem se preocupa mais com seu desenvolvimento profissional do que com a ética.

"Os jovens identificam a corrupção como uma escolha individual, praticada por determinados profissionais, e não pela corporação. Eles acreditam que a empresa é maior do que isso", ela diz.

Quando questionados sobre as referências usadas para escolher a companhia dos sonhos para trabalhar, os jovens indicaram qualidade dos produtos e serviços (49%), redes sociais e internet (40%), iniciativas ambientais, sociais e culturais da empresa (38%), informações veiculadas na mídia (37%), comentários de amigos e professores (34%) e pessoas que trabalham na empresa (34%).

Empresas dos sonhos para jovens, em 2015:

1) Google
2) Petrobras
3) Odebrecht
4) Vale
5) PwC
6) Ambev
7) Nestlé
8)Itaú
9) Apple
10) Globo

Empresas dos sonhos para jovens, em 2014:

1) Google
2) Petrobras
3) Odebrecht
4) Itaú
5) Vale
6) PwC
7) Nestlé
8) Apple
9) Procter & Gamble
10) Ambev

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag