Publicidade
30/08/2015 - 03h00

Brasil é 2º em ranking de países mais difíceis para estrangeiros

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

O Brasil é o segundo país mais desafiador para expatriados, atrás apenas da China, segundo pesquisa feita pela Brookfield com 143 multinacionais.

O polonês Paul Malicki, 27, vive em São Paulo desde dezembro de 2013, trabalhando na Easy Taxi. Ele diz que o Brasil é seu oitavo país de residência, em uma lista que vai de Holanda a Filipinas, e o de mais difícil adaptação.

Leia também:
Trabalhar fora do Brasil atrai jovens, mas transferência exige perfil acima da média

"As pessoas aqui se interessam muito por estrangeiros, mas é superficial, não é uma relação de longo prazo. O Brasil não é um país muito globalizado, tem seus próprios problemas... É como se ele não precisasse de você."

Idioma, burocracia e custo de vida são outros desafios práticos que complicam a vida dos expatriados.

Um dos serviços que mais encarecem a estadia em São Paulo são as escolas internacionais, diz Klaus Duailibi, diretor comercial da Target, empresa especializada na adaptação de estrangeiros ao Brasil. A americana Graded, cujas aulas são em inglês e ano letivo segue o calendário do hemisfério norte, custa quase R$ 7.000 por mês.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 23.08.2015. Axel Labourt, executivo argentino da DOW que trabalha no Brasil, posa no corredor da empresa na zona sul de SP. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, ESPORTE). ***EXCLUSIVO***
O argentino Axel Labourt, funcionário da Dow, na sede da empresa em São Paulo

Apesar dessas questões, o argentino Axel Labourt, engenheiro da Dow, diz que se adaptou bem. Seu primeiro filho nasceu aqui, em 2010, após três anos de expatriação e, quando teve a chance de retornar para Buenos Aires em 2014, ele preferiu o Brasil.

A alemã Mareike Laessle, 34, funcionária da Bayer, está há dois anos no Brasil e deve ficar aqui por pelo menos mais dois. Grávida, ela escolheu ter o filho aqui, que deve nascer em setembro.

Com exceção do trânsito e da segurança, Laessle diz gostar muito de morar em São Paulo. "Na semana passada eu estava na praia. Em que lugar do mundo a gente pode falar que foi pra praia no inverno?"

Saiba mais sobre os expatriados

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag