Publicidade
13/09/2015 - 02h00

Gestor não deve expressar opinião pessoal quando der más notícias

GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO

Quando um gestor tem a tarefa de transmitir informações ruins aos funcionários, como corte de benefício ou demissões, deve se preparar.

Para Joyce Baena, da agência de comunicação corporativa La Gracia, se a notícia tiver uma consequência mais grave para alguns funcionários, é preciso comunicá-la individualmente.

Divulgação
Joyce Baena, cofundadora da agência de comunicação corporativa La Gracia
Joyce Baena, cofundadora da agência de comunicação corporativa La Gracia

Veja outras dicas de Baena para o momento de dar más notícias aos funcionários:

PREPARE A AUDIÊNCIA
Fale sobre o contexto da companhia e quais medidas foram usadas para tentar evitar a ação desagradável, como um corte de benefícios, e por que a alternativa escolhida pela empresa é a mais adequada.

DÊ ESPERANÇA
Mesmo que não haja uma data para reverter a medida, mostre que há espaço (e um plano palpável) para isso. Marque uma data para conversar sobre o tema, mesmo sem o compromisso de tomar decisões.

TIRE DÚVIDAS
Ao final da reunião, dedique tempo para ouvir reclamações e dúvidas. Para evitar mal-entendidos, distribua material com os detalhes da decisão e contato de quem a equipe deve procurar para esclarecimentos.

SIGA A PIRÂMIDE
A cúpula da empresa deve apresentar as decisões aos líderes, que, por sua vez, informarão suas equipes. É preciso que todos tenham o mesmo discurso e não expressem sua opinião pessoal.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag