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04/10/2015 - 02h00

Freelancer deve oferecer atendimento tão completo quanto o dado por empresas

GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO

Há uma enorme diferença no grau de profissionalismo de freelancers, diz Dan Strougo, diretor da 99designs na América Latina.

Para ele, o que caracteriza um bom profissional é estar sempre acessível, mesmo após a entrega do trabalho. "Quem não oferece bom atendimento perde clientes", diz.

Divulgação
Dan Strougo, diretor Regional Latam da 99designs
Dan Strougo, diretor Regional Latam da 99designs

Veja dicas de Strougo para se tornar um freelancer bem-sucedido:

SEU NEGÓCIO
Encare o trabalho como uma empresa de uma pessoa só. Não basta entregar um bom serviço, é preciso oferecer um atendimento completo, dar retornos rápidos e ter certeza de que entendeu o problema apresentado pelo cliente.

GRAU DE DEDICAÇÃO
Um dos primeiros passos é definir se esta será sua atividade principal ou complementar. Determine os dias e horários disponíveis para saber quantas horas trabalhará por semana e quantos projetos pode assumir.

RENDA FIXA
Defina quanto pretende faturar mensalmente. Por algumas semanas, observe quantos projetos deve assumir para chegar a este valor. Até criar uma reputação entre os potenciais clientes, proponha preços menores por trabalho.

BONS TRABALHOS
O ideal é priorizar projetos com os quais se identifica. Há sites que podem ajudar a encontrá-los e também a oferecer serviços a potenciais clientes. Não pense apenas no retorno financeiro mas também em criar um bom portfólio.

 

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