Freelancer deve oferecer atendimento tão completo quanto o dado por empresas
GABRIELA STOCCO
DE SÃO PAULO
Há uma enorme diferença no grau de profissionalismo de freelancers, diz Dan Strougo, diretor da 99designs na América Latina.
Para ele, o que caracteriza um bom profissional é estar sempre acessível, mesmo após a entrega do trabalho. "Quem não oferece bom atendimento perde clientes", diz.
Divulgação |
Dan Strougo, diretor Regional Latam da 99designs |
Veja dicas de Strougo para se tornar um freelancer bem-sucedido:
SEU NEGÓCIO
Encare o trabalho como uma empresa de uma pessoa só. Não basta entregar um bom serviço, é preciso oferecer um atendimento completo, dar retornos rápidos e ter certeza de que entendeu o problema apresentado pelo cliente.
GRAU DE DEDICAÇÃO
Um dos primeiros passos é definir se esta será sua atividade principal ou complementar. Determine os dias e horários disponíveis para saber quantas horas trabalhará por semana e quantos projetos pode assumir.
RENDA FIXA
Defina quanto pretende faturar mensalmente. Por algumas semanas, observe quantos projetos deve assumir para chegar a este valor. Até criar uma reputação entre os potenciais clientes, proponha preços menores por trabalho.
BONS TRABALHOS
O ideal é priorizar projetos com os quais se identifica. Há sites que podem ajudar a encontrá-los e também a oferecer serviços a potenciais clientes. Não pense apenas no retorno financeiro mas também em criar um bom portfólio.
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