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11/10/2015 - 02h00

Durante fusão, equipe deve manter rentabilidade para evitar demissões

DE SÃO PAULO

Embora um clima de incerteza surja com o anúncio de fusão ou aquisição entre duas organizações, é preciso que os funcionários mantenham calma e reflitam bem antes de pensar em recolocação ou demissão, diz Ana Carla Guimarães, gerente de divisão da consultoria Robert Half.

Divulgação
Ana Carla Guimarães, gerente de divisão da Robert Half
Ana Carla Guimarães, gerente de divisão da Robert Half

"Não gaste energia com o que não traz resultados e foque no que toda empresa quer: rentabilidade", diz.

Veja outras dicas sobre como se comportar em um processo de fusão ou aquisição:

MANTENHA O RITMO
Apesar da incerteza em relação a demissões, nada deve mudar de imediato. Mantenha seu planejamento e fluxo de trabalho, mas fique atento para se adaptar ao surgimento de novas prioridades

SEM GARANTIAS
Empregados da organização compradora não devem ser prepotentes, já que também podem ser demitidos. Sobreposição de cargos, salários, desempenho e adequação à nova cultura são fatores de decisão

ERRO COMUM
O problema mais recorrente são profissionais que ficam muito inseguros, perdem performance e acabam demitidos. Gestores devem ser transparentes para evitar nervosismo e transtornos na equipe

NOVOS ARES
Com as mudanças estruturais, podem surgir oportunidades de promoção, mudança de cargo ou departamento. Funcionários que já desejavam trocar de área ou função devem deixar isso claro para o chefe

 

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