Publicidade
28/10/2015 - 18h27

Pesquisadores brasileiros recebem prêmio alemão de sustentabilidade

DE SÃO PAULO

Três pesquisadores brasileiros estão entre os 27 vencedores do concurso Green Talents Award 2015, realizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

Desde 2009, a premiação reconhece iniciativas inovadoras de sustentabilidade em diversas áreas da economia. O júri selecionou os cientistas entre 550 candidatos de mais de 90 países.

Os brasileiros apresentaram projetos de pesquisa nas áreas de hidrologia e ciência do solo, energia renovável e agropecuária.

Divulgação
Paula de Carvalho Machado Araújo (esq.), Larissa Marchiori Pacheco e Paulo Tarso S. Oliveira, brasileiros entre os vencedores do prêmio GreenTalents
Paula de Carvalho Machado Araújo (esq.), Larissa Marchiori Pacheco e Paulo Tarso S. Oliveira, brasileiros entre os vencedores do prêmio GreenTalents

O trabalho de Larissa Marchiori Pacheco, 25, tem foco em inovação "verde" no setor energético brasileiro, com projetos que podem reduzir os impactos ambientais negativos e gerar lucro no respectivo mercado.

Paulo Tarso S. Oliveira, 30, apresentou uma iniciativa para compreensão de mecanismos dos processos hidrológicos e de erosão do solo no cerrado brasileiro.

Já Paula de Carvalho Machado Araujo, 29, coleta informações sobre plantas para embasar estratégias de manejo agroecológico de pastagens em unidades familiares na Amazônia.

Os vencedores passam a integrar o Green Talents - Fórum Internacional para Iniciativas de Alto Potencial em Desenvolvimento sustentável. Os jovens pesquisadores ainda terão duas semanas de interação com especialistas de instituições e empresas de pesquisa e farão reuniões individuais com especialistas alemães para obter uma visão do sistema de inovação do país.

Eles ainda serão convidados para, em 2016, retornar à Alemanha para uma estadia de pesquisa totalmente financiada pelo governo alemão na instituição que escolherem.

A cerimônia de premiação ocorre em 30 de outubro, no Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF), em Berlim.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag