'Demonstre confiança e objetividade', diz executivo da Accor
DANIELE PECHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A reportagem da Folha ouviu dez líderes para saber como eles encontram o equilíbrio entre as demandas do trabalho no alto escalão de grandes empresas brasileiras e multinacionais e a vida pessoal. Eles contam ainda se consideram trabalhar em excesso uma virtude ou defeito e dão conselhos para quem almeja ser um CEO bem-sucedido.
Veja abaixo o depoimento de Patrick Mendes, 48, presidente da Accor para a América do Sul, rede multinacional de hotéis:
VIDA X CARREIRA
É fundamental [equilibrar]. Não abro mão de praticar atividades físicas todos os dias, pois me mantém em forma e motivado. Além disso, dedico cerca de uma hora por dia para leituras e sempre janto com meus filhos. Também reservo um ou dois dias da semana para frequentar lugares de que gosto, como museus e teatros.
TRABALHAR DEMAIS: VIRTUDE OU DEFEITO?
Não acho que trabalhar muito seja uma virtude. É evidente que um presidente trabalha bastante, mas isso não deve impedir um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
CONSELHO PARA SER UM EXECUTIVO DE SUCESSO
A responsabilidade de um líder é se tornar uma figura de inspiração para os colaboradores. Para isso, é preciso mostrar segurança e objetividade na execução de tarefas. Estou sempre buscando transmitir boas práticas que possam ser replicadas entre nossos mais de 12 mil funcionários.
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