Publicidade
13/12/2015 - 02h00

Ser o próprio chefe é principal motivação para abrir empresa, indica pesquisa

GABRIELA STOCCO
MARCIA SOMAN
DE SÃO PAULO

O desejo de ser o próprio chefe é o aspecto que mais motiva os brasileiros a abrirem um negócio próprio. Já empreender como alternativa ao desemprego é a razão menos citada no país.

Os resultados são do Relatório de Empreendedorismo Global da empresa de vendas diretas Amway. Em sua sexta edição, o estudo ouviu 49.775 pessoas em 44 países entre maio e agosto de 2015.

Motivação

Segundo Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Faap, é uma tendência que, independente do momento econômico, os jovens pensem em empreender ao planejar sua carreira, e não só caso percam seus empregos.

"A geração Y, daqueles nascidos nos anos 80, acredita que o caminho para o sucesso não é necessariamente se matar de trabalhar em uma grande empresa, mas criar algo novo e milionário como o Facebook", afirma.

PERCEPÇÃO

No Brasil, 85% das pessoas têm uma visão positiva do empreendedorismo, e mais da metade da população diz poder se imaginar abrindo seu próprio negócio.

Segundo Andrade, uma das razões para isso é o fato de quase todas as famílias terem um empreendedor.

"É um modelo com o qual as pessoas se identificam. Não importa o tamanho, pode ser uma tia que cozinha para fora", afirma.

A pesquisa também mostra que, entre os brasileiros com menos de 35 anos, 67% dizem querer empreender. Esse número cai para 47% entre os com mais de 50 anos.

Na outra ponta, metade dos brasileiros diz que o medo de falhar é um obstáculo para abrir uma empresa.

Apesar da percepção otimista, o estudo coloca o Brasil em nono lugar em seu índice que mede o espírito empreendedor, atrás de Índia, China e Tailândia.

Para Andrade, excesso de burocracia e dificuldade de obter crédito podem explicar a distância entre o desejo e o ato de empreender no país.

Temores

Percepção

Potencial

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag