Publicidade
01/02/2016 - 15h29

Quer estudar na Itália? Veja opções de cursos de gastronomia a direito

DA ANSA

Rica em cultura e história, a Itália é um país que desperta o interesse de milhões de pessoas todos os anos, não só pelas suas atrações turísticas, mas por toda a sua relevância em áreas como moda, arte e gastronomia. Por isso, a nação é um destino perfeito para quem quer aprender algo novo estudando fora do Brasil.

As opções são infinitas, variando entre intercâmbios, convênios com universidades ou outras instituições italianas e cursos de algumas semanas em escolas renomadas em todas as regiões da Itália.

Alberto Pizzoli - 11.abr.2011/AFP
Vista do Coliseu, destino turístico tradicional de Roma, na Itália
Vista do Coliseu, destino turístico tradicional de Roma, na Itália

Para obter informações sobre as vagas em instituições e o procedimento necessário, o site do Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca (MIUR), responsável pelo acesso de estudantes estrangeiros a instituições de ensino italianas, conta com uma lista com todas as áreas e universidades abrangidas e com o processo de candidatura e inscrição.

Também é importante lembrar que o ano letivo na Itália é diferente do Brasil, começando em setembro e terminando em agosto e que, por isso, quem pretende começar uma faculdade no país tem que ficar atento com o início das inscrições, das matrículas e das aulas.

Para permanecer mais de três meses na Itália, independente da universidade que será frequentada ou do curso que será feito, é necessário um "permesso di soggiorno", ou seja um visto para que o aluno possa ficar legalmente no país enquanto estuda. Esta permissão só precisa ser obtida por brasileiros que não possuam cidadania italiana. Ela deve ser pedida já na Itália, até o oitavo dia em que o estudante se encontrar no país.

Confira aqui algumas possibilidades para estudar na Itália:

LÍNGUA E CULTURA ITALIANA

Localizada na famosa Via Cavour, na cidade toscana de Florença, a Accademia Europea di Firenze oferece cursos de língua italiana para todos os níveis, desde o mais básico ao mais avançado, com direito a um certificado e atividades fora da sala de aula, como visitas a museus e lojas típicas e um intercâmbio cultural com famílias italianas.

Além disso, o estabelecimento também conta com cursos em outras áreas que podem aumentar o aprendizado e a vivência de cada estudante, sendo elas música, arte e design, cultura italiana e dança.

O tempo de permanência do aluno para os cursos de língua é de no mínimo 2 semanas. Já os de outras áreas têm a duração de 10 aulas.

Outra opção para aprender italiano são as escolas para estrangeiros. No país, existem duas universidades reservadas somente para não italianos interessados em aprender o idioma e se aprofundar nele: a Università per Stranieri di Siena e a Università per Stranieri di Perugia. Dos dois, o segundo local apresenta um maior número de oportunidades.

Na cidade da Úmbria, é possível fazer cursos de italiano nos níveis elementar (básico), intermedio (intermediário) e avanzato (avançado) por no mínimo um mês. Além disso, a escola também oferece cursos sobre cozinha italiana, arte, confecção de cerâmicas, arquitetura da paisagem italiana e ópera.

Para finalizar, quem tiver a intenção de aprofundar o conhecimento e prolongar a estadia pode decidir optar por ganhar um diploma nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Università e relacionados à proficiência da língua, à linguística italiana, à comunicação e à publicidade, ao ensino de italiano como língua estrangeira e à promoção da Itália.

ARTE

A Itália é o berço das artes com um dos renascimentos mais fortes e importantes do mundo, conhecido por grandes obras e artistas que deram origem a novas técnicas de pintura e escultura. Para poder aprender um pouco mais sobre toda essa parte decisiva da história e da cultura italiana, centenas de escolas e universidades no país oferecem cursos e graduações na área.

Um exemplo é a Accademia d' Arte AD'A, em Florença, onde é possível fazer cursos a partir de duas semanas de duração sobre técnicas de pintura e desenho, escultura, mosaico, afresco, história da arte, desenho de moda e fotografia.

Também na cidade toscana, a renomada Accademia di Belle Arte di Firenze é o local ideal para fazer cursos de graduação e pós-graduação bienais ou trienais voltados às artes plásticas junto a italianos. No local, os alunos podem se formar, por exemplo, em pintura, escultura, cenografia e novas linguagens expressivas.

Por isso, para conseguir uma das vagas reservadas a estrangeiros na instituição, é preciso passar pelo processo de "preiscrizioni", ou "pré-inscrição", que consta na apresentação de documentos, como o certificado de fluência da língua italiana e de conclusão do Ensino Médio com pelo menos 12 anos de estudos, nas embaixadas e consulados italianos no Brasil.

DIREITO

O direito também é uma área de especialidade na Itália, já que a criação de um dos sistemas jurídicos mais importantes e estudados de toda a história, o direito romano, deu-se na Roma da antiguidade. O país, portanto, é até hoje considerado uma das raízes dessa extensa disciplina.

Aproveitando isso, várias universidades brasileiras fazem convênios com instituições italianas para oferecer aos seus estudantes um melhor aproveitamento do seu curso e a chance de ser um profissional mais completo.

É o caso por exemplo da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). Todos os anos, a faculdade oferece bolsas de estudos em universidades italianas, como a Università degli Studi di Roma II - "Tor Vergata", a Universidade de Bolonha, a Università Commerciale Luigi Bocconi, a Università degli Studenti del Molise e a Universidade de Camerino para alunos que tenham cursado ao menos quatro semestres e que tenham os níveis intermediário ou avançado de italiano.

E a possibilidade de poder fazer um intercâmbio para o país europeu já faz parte dos planos de muitos estudantes antes mesmo deles entrarem na faculdade. Um exemplo é a aluna Juliana Burjato, que entrou na São Francisco e já pretendia estudar na Itália.

"Sempre achei a língua e a cultura italianas muito lindas e interessantes. Além disso, a Itália é o berço do Direito e é fonte de inspiração para diversas áreas do direito brasileiro, assim, estudar lá poderia acrescentar muito à minha graduação", conta.

Burjato, que ficou por oito meses da Università degli Studi di Roma II - "Tor Vergata", explica que aproveitou o convênio da sua faculdade e que a bolsa obtida cobriu os custos relacionados apenas ao curso, o resto, como alimentação e moradia, teve que ser financiado pelos seus pais.

A jovem recomenda a experiência. "Foi possível conhecer outros intercambistas das mais diversas nacionalidades, ampliando sua visão de mundo. Em relação aos estudos na universidade, também foi muito enriquecedor, pois pude fazer disciplinas que nem sequer existem na minha faculdade aqui no Brasil."

Já para quem não está estudando em uma universidade ou para quem não conta com intercâmbios conveniados com a sua faculdade, uma solução pode ser os cursos de verão sobre direito na Itália.

Um deles, é o do European University Institute, que todos os anos abre uma escola de verão em Florença voltada a assuntos e a matérias específicas da disciplina. Neste ano, no verão europeu, o instituto contará com dois cursos: o Human Rights Law (Leis de Direitos Humanos) e o The Law of the European Union (As Leis da União Europeia), que serão ministrados em inglês por professores de importantes universidades do continente.

GASTRONOMIA

Outra área pela qual a Itália é conhecida é a da gastronomia. Entre massas, carnes, saladas, risotos e doces e mais outros tantos pratos típicos de altíssima qualidade, o país é um destino ideal para os apaixonados por comida e que querem ou aprender a cozinhar, ou aperfeiçoar seus conhecimentos para o começo de uma carreira no ramo.

Para os principiantes, uma boa escolha é fazer um curso do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), instituição italiana criada para divulgar a culinária do país para o exterior.

No estabelecimento, localizado na pequena Costigliole d' Asti, na região do Piemonte, os alunos poderão fazer cursos temáticos, de nutrição, de sommelier, de chocolateria, de pizzaria e de sorveteria, em durações curtas ou mais longas.

Já para quem quer seguir carreira em gastronomia, principalmente a italiana, o Senac em São Paulo tem uma parceria com a Alma, Scuola Internazionale di Cucina Italiana, uma das faculdades mais renomadas da área no país. No curso de extensão universitária oferecido pela faculdade brasileira, o estudante de gastronomia fará um curso de 160 horas em São Paulo sobre a história da culinária italiana, nutrição e dieta mediterrânea e outro de 360 horas na sede da Alma, na cidade de Parma.

Além disso, a experiência se encerra com um estágio de cinco meses em restaurantes renomados do país europeu.

MODA E DESIGN

Valentino Garavani, Domenico Dolce, Stefano Gabbana, Giorgio Armani, Donatella e Gianni Versace, Salvatore Ferragamo, Miuccia Prada, Roberto Cavalli e Guccio Gucci são alguns dos estilistas mais famosos e bem sucedidos do mundo, donos de grandes grifes e destaques nas passarelas das semanas de moda mais importantes. E além da sua paixão pelo universo fashion, esses nomes têm mais uma coisa em comum: todos eles são italianos.

É da Itália que grandes marcas e estilistas sugiram e continuam sendo descobertos até hoje. Por isso, o país é um dos melhores destinos do mundo para se aventurar no universo da moda e também do design, já que a nação europeia também é responsável pela fama de nomes como Giotto Stoppino, Gancarlo Zompi, Enzo Castellani, Marcelo Pirro e Ferruccio Laviani.

Para os amantes de itens feitos à base de couro, a Scuola del Cuoio, em Florença é, de longe, a melhor opção. Criada logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial pelos monges franciscanos do Monastério de Santa Croce, a instituição é famosa pelo seu belíssimo trabalho manual nos mais variados produtos de couro. Tendo conquistado seu prestígio a partir da década de 1950 por produzir peças únicas para famílias reais e presidentes de vários países, o estabelecimento começou a dar cursos de curta e longa duração para quem gostaria de aprender ou aperfeiçoar suas habilidades com o material.

No local, é possível fazer desde cursos de um dia até mais compridos, como de três ou seis meses. No entanto, o mais conhecido é o Corso de 5 Giorni: Una Settimana in Laboratorio, curso de cinco dias na escola onde os alunos são ensinados a cortar, trabalhar e finalizar produtos de couro. No final da semana, os estudantes vão ter produzido objetos como, caixas de óculos, porta-documentos, carteiras e até bolsas.

Para fazer o curso, que não tem uma data pré-estabelecida, é preciso entrar em contato com a própria Scuola, além de compreender a língua italiana ou inglesa.

Outro exemplo, que dessa vez engloba moda e design de uma maneira mais geral e ampla, é o Istituto Europeo de Design, o IED, o maior e mais reconhecido instituto dessas duas áreas da Itália e um dos melhores do mundo. Especializado em Moda, Design, Comunicação Visual e Empreendimento, o estabelecimento oferece cursos de curta e longa duração, de férias de verão e de inverno, além de graduação, pós e master.

Além de uma alta qualidade de ensino, a escola também conta com várias sedes pelo mundo, não apenas na Itália, onde o instituto está presente em Milão, Roma, Veneza, Como, Cagliari, Turim e Florença.

Na Espanha, as cidades de Barcelona e Madri possuem sedes da escola e, no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro também fazem parte do "time" IED, com direito a cursos e convênios com sedes em outros países.

Aproveitando a presença da instituição na capital paulista, a jornalista brasileira Camila Leonelli decidiu aprofundar seus conhecimentos em moda e partir para a Itália, onde fez um Master em Comunicação e Marketing de Moda no IED de Roma por um ano.

"Eu escolhi a Itália pelo Know how que na minha área, que é moda, Além, é, claro da cultura do 'Fatto a Mano" [Feito à Mão] e 'Made in Italy' [Feito na Itália]. Eu queria entender todo o funcionamento do mercado de lá e como era feita a comunicação de moda nas pequenas e grandes marcas italianas", diz Leonelli.

Segundo a estudante, a sua viagem foi realizada por conta própria, mas facilitada pela presença da escola do Brasil, já que todas as dúvidas sobre documentos puderam ser respondidas na sede de São Paulo. Além disso, como tem dupla cidadania, a brasileira não precisou ir atrás do "permesso di soggiorno" para garantir sua legalidade dentro do país durante sua estadia.

"Tive uma experiência muito construtiva e importante para a profissional que sou hoje. Ela mudou muito minha percepção de como devem ser feitas as coisas por aqui e passei a ver um potencial imenso para o Brasil ter uma moda própria, com a cara e a identidade do brasileiro que sai do óbvio e que foge do batido tema do tropicalismo", explica Leonelli.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag