Publicidade
01/05/2016 - 02h00

Tecnologia intensifica busca por liberdade de local de trabalho

GUILHERME CELESTINO
DE SÃO PAULO

O fim das mesas fixas, o "home office" e, mais recentemente, os escritórios compartilhados (de "coworking") refletem a tendência de os profissionais buscarem mais liberdade para produzir -as ferramentas para isso podem ser carregadas no laptop ou até no celular.

Possibilidade de escolher o local de trabalho exige disciplina e desapego

Mario Lira Júnior, 55, psicologo e coach da Outliers, explica que o ponto não é mais ocupar um espaço físico, mas sim desenvolver ideias. O trabalho é delimitado pelos acessórios eletrônicos, que aumentam a integração e reduzem os custos.

"É uma ideia de liberdade, estar disponível em qualquer espaço. Você pode guardar o que quiser no [aplicativo] Dropbox, que facilita a leitura de arquivos de qualquer lugar, ou outros programas que facilitam a mobilidade", diz.

Bruno Santos/Folhapress
Mesas de trabalho compartilhadas na Unilever
Mesas de trabalho compartilhadas na Unilever

O arquiteto Luis Jerimias, 27, é um desses profissionais cujo trabalho está todo digitalizado e, com isso pode trabalhar de vários pontos da cidade. Ele costuma trabalhar no coworking gratuito oferecido pela Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) na avenida Paulista, em São Paulo, e gosta do fato de poder dividir a mesa com gente de outras áreas, como jornalismo e design.

"A experiência é bem interessante, apesar do barulho, porque posso conviver com uma grande variedade de pessoas com outras visões do trabalho", diz.

Para ele, trabalhar sozinho depende do comprometimento de não se deixar distrair. Mas considera que consegue produzir muito mais de casa ou em uma cafeteria do que quando atuava em uma empresa e não podia usar fone de ouvido para se concentrar.

Assim como Jerimias, Viviane Leite, 31, que é consultora de marketing e estratégia e também coach, alterna seu tempo entre trabalho em casa e um escritório coletivo no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que usa para se reunir com seus clientes.

"O espaço é um ambiente leve, descontraído, é um bom lugar para se reunir com parceiros. Quando preciso, alugo uma sala de reunião", explica ela, gasta R$ 70 por dia para usar a estrutura.

Nesse tipo de lugar, pode-se fechar pacotes de horas para uso ou contratar o serviço como um aluguel mensal.

Para quem busca esse tipo de espaço, o empreendedor Rodrigo Parisi, 40, fundou o site Interualla. Ele conta que a ideia surgiu da dificuldade de encontrar locais diferentes para trabalhar.

Ainda em implementação, o portal vai oferecer ao usuário a possibilidade de identificar o coworking mais próximo e já pagar pela diária de forma adiantada.

A plataforma também deve exibir em "business centers" e hotéis que oferecem salas de reunião e de videoconferência e que podem ser alugadas.

"O mundo passa por movimento forte de trabalho a distância", diz ele. "Não só por uma questão econômica, de restrição do emprego, o que alavanca o empreendedorismo. As próprias empresas passaram a prezar por qualidade de vida e redução do tempo de locomoção."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag