Publicidade
22/05/2016 - 02h00

Empresas oferecem academia e apps para combater sintomas de estresse

ANNA RANGEL
DE SÃO PAULO

Para conter os sintomas de ansiedade entre seus funcionários, algumas empresas contam com academia, piscina, massagem e jogos eletrônicos em suas sedes.

É o caso da farmacêutica Novo Nordisk, que usou a mudança de endereço para construir academia e pista de corrida. "Em reuniões menores, vamos conversar lá fora. Também estamos buscando professores de pilates", diz o vice-presidente Allan Finkel.

Outra farmacêutica que tem investido nesses programas é a Bayer, que tem um clube na zona sul de São Paulo, programa de apoio psicológico e, às sextas, libera os funcionários mais cedo.

"A empresa pode contribuir e muito com a redução do estresse", afirma o diretor de serviços de vendas Luciano Müller, 55. "Num dia em que você está muito nervoso, pode ir fazer uma massagem".

Já a Sodexo, do setor de alimentação e gestão de benefícios, montou salas com videogames, mesa de pingue-pongue e televisão no escritório de São Paulo.

A empresa oferece um aplicativo com diário alimentar e de qualidade do sono e psicólogo no local. "Eu mesma vejo as pessoas irem lá para conversar ou desabafar", diz Andreia Dutra, diretora de Recursos Humanos.

Para Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), a estratégia pode ser positiva quando o gestor sabe dosar a pressão sem causar prejuízos aos funcionários.

"Quanto custa a saúde de um trabalhador? O investimento é interessante. Mas, se a empresa continua extrapolando os limites do funcionário, não funciona", diz.

*

Avalie seu nível de stress
Pense no seu dia a dia e responda aos itens abaixo. Some e veja o resultado:

1= Raramente
2= Às Vezes
3= Frequentemente

1. Sinto-me satisfeito com minha vida
2. Invisto no relacionamento com as pessoas que são importantes para mim
3. Quando estou sobrecarregado, não aceito novas responsabilidades
4. Mantenho um estilo de vida saudável
5. Uso minha criatividade para superar os obstáculos que enfrento
6. Tenho reconhecimento das pessoas pelo que faço
7. Agendo um período para relaxar na minha rotina diária

Pontuação
Até 9 pontos: você está tendo dificuldade para se adaptar às demandas do seu dia a dia. Elimine as pressões autoimpostas e planeje transformar os problemas em desafios procurando ser mais flexível para lidar com os imprevistos e menos crítico consigo mesmo.

De 10 a 15 pontos: reavalie suas prioridades e seu estilo de vida. Programe-se para mudar os comportamentos que colocam a sua saúde em risco e evite ou adapte-se às situações que não tem controle para mudar.

Acima de 15 pontos: parabéns, você está em controle da sua vida o que lhe permite superar as pressões diárias com eficiência. Continue priorizando seu estilo de vida e usando sua criatividade para lidar com as situações que lhe estressam.

Fonte: Ana Maria Rossi, PhD, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag