Como recuperar a confiança após um erro grave no trabalho?
DE SÃO PAULO
Cometer um erro grave no trabalho pode parecer o fim da linha para um profissional.
Mas manter a calma, ser transparente ao admitir o equívoco e participar ativamente da solução dos problemas causados são ações que podem garantir que o funcionário recupere a confiança do chefe e dos colegas.
Shutterstock | ||
![]() |
||
Saiba como reparar um erro grave no escritório |
Confira as dicas de Roberto Ventura, sócio da empresa de gestão Efix:
ASSUMA
O primeiro passo ao perceber que cometeu um erro é reconhecê-lo e avisar todos os que podem ser afetados pelo equívoco. Ser transparente sobre o que ocorreu mostra integridade e maturidade
CONVERSE
A melhor forma de comunicar um erro é pessoalmente. Chame seu chefe para uma conversa, explique o que ocorreu e responda a todas
as perguntas sem elevar seu tom de voz
RESISTA
Todo erro gera frustração e estresse, mas é importante que você não se deixe abater. A resiliência é uma competência muito valorizada nas empresas e pode ajudar a recuperar a confiança no seu trabalho
CORRIJA
Participe ativamente da solução do problema. Ofereça saídas possíveis e mostre ao seu chefe e aos seus colegas que está tomando todas as medidas necessárias para que o erro cometido não se repita
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade