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05/06/2016 - 02h00

Excesso de opções pode causar 'infantilização', diz psicólogo

ANNA RANGEL
DE SÃO PAULO

O psicólogo Pedro Bendassoli, professor da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), afirma que o uso excessivo de serviços personalizados como os de personal organizer pode contribuir para o surgimento de "adultos infantilizados".

"Há um fenômeno de infantilização do adulto, hoje incapaz de tomar decisões em um ambiente com tantas escolhas, e isso abre espaço para esses 'curadores, que podem manter o cliente em uma infância perpétua", afirma.

A maturidade, segundo ele, é caracterizada pela capacidade de o indivíduo tomar decisões e assumir riscos sozinho, além de reconhecer suas próprias limitações.

"Há uma terceirização de serviços vitais. Por que eu vou gastar tanto tempo escolhendo uma roupa ou organizando as minhas viagens? Posso agora delegá-las a alguém", afirma Bendassoli.

O especialista cita o exemplo do professor de reforço para alunos, que dá aulas particulares fora do horário escolar. "A criança pode passar a vê-lo como alguém que está ali para fazer sua lição de casa e não estuda como deveria", afirma.

Raquel Cunha/Folhapress
SAO PAULO - SP - 02.06.2016 - Ingrid Lisboa, 40, organiza a mudança de uma casa no Morumbi. Há 8 anos ela trabalha como personal organizer. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, SUP-CARREIRAS) ***EXCLUSIVO***
A "personal organizer" Ingrid Lisboa, 40, organiza a mudança de uma casa no Morumbi, em São Paulo

DOBRAR CALCINHA

Para a "personal organizer" Ingrid Lisboa, 40, seu serviço "não é para aprender a dobrar calcinha, mas adaptar o método para a própria vida. A rotina fica mais fácil com tudo organizado e à vista, até na hora de lidar com os imprevistos."

Ainda segundo o psicólogo, a procura por esses profissionais está relacionada com a quantidade de opções no mercado.

"Com muitas oportunidades, você também tem que ter uma capacidade de discernimento e de priorização muito mais apurada do que se exigia antes", diz.

Paralelamente, há o crescimento da demanda por personalização, que passa pela segmentação de clientes em bancos e espaços fechados em locais públicos, como as salas VIP dos aeroportos.

A empresária carioca Renata Gorini, 29, usou um serviço de compra de enxoval em Miami para os filhos gêmeos, que têm hoje 10 meses. "Tinha que otimizar o tempo e o orçamento era controlado, mas ela te guia a comprar o que é realmente útil", diz.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Flora Victoria, o surgimento dos "personais" seria uma resposta à padronização excessiva dos serviços.

"É algo positivo, já que a personalização é algo útil quando você precisa de um serviço rápido e efetivo", diz. "Se você usa um protocolo muito genérico, ele pode não resolver o problema".

A "organizer" afirma que a arrumação feita por ela é apenas um primeiro passo. "As dicas você encontra na internet, em vídeos ou reportagens", diz. "A diferença é que, com o serviço, você aprende um método para manter a organização.

 

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