Publicidade
12/06/2016 - 02h00

Advogado tributário pode ajudar a aliviar carga de impostos das empresas

CAMILA DE LIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A alta quantidade de impostos no Brasil e a contração econômica estimularam a procura por advogados tributaristas.

Em alta, o profissional analisa tributos e impostos, garantindo que a empresa os pague da forma menos custosa, e, em alguns casos, consiga trazer retorno de pagamentos indevidos.

"É uma profissão muito procurada em momentos como agora, porque, em última instância, gera resgate de capital", diz Mariana Horno, gerente sênior da consultoria de recrutamento Robert Half.

Segundo o gerente da recrutadora Michael Page, Tomás Jafet, as empresas estão procurando descobrir como reduzir despesas, uma vez que não conseguem controlar a diminuição da demanda vinda dos consumidores.
"Num país burocrático, o advogado tributário encontra oportunidade de cortar gastos", afirma Jafet.

Advogada tributarista há mais de 25 anos e sócia do escritório Mattos Filho, Glaucia Lauletta Frascino confirma a tendência. "Dos sete sócios que fizemos neste ano, três foram da área tributária, no setor contencioso", afirma.

Segundo Heber Gomes do Sacramento, sócio do escritório Pinheiro Guimarães, durante o boom econômico de 2009 e 2010, muitas empresas não procuravam saber como estavam pagando impostos, apenas os quitavam.

"A procura está grande. Os diretores ficaram interessados em tudo o que ajude a diminuir a carga tributária."

O trabalho demanda um perfil analítico e conhecimentos de assuntos variados, como leis tributárias federais, estaduais e até municipais.

"É um profissional bastante técnico, acadêmico, que precisa se atualizar com frequência", diz Horno, da consultoria Robert Half.

A habilidade com números e contabilidade também é necessária para seguir na área.

Sacramento, que sempre atuou nessa área, viu na especialização em finanças um caminho para crescer.

Ele fez MBA em finanças e trabalhou numa empresa de auditoria, onde aprendeu contabilidade. "É um grande diferencial saber discutir com os contadores da empresa."

Jafet, da Michael Page, diz que saber contabilidade permite observar, no balanço da empresa, onde estão os pontos de sangria de dinheiro.

O domínio de línguas, principalmente do inglês, é essencial para seguir na carreira.

"Saber outras áreas do direito, como sucessório, societário e patrimonial é um diferencial", diz Sacramento.

Segundo Frascino, o advogado tributário é, no fundo, um grande conhecedor da Constituição. "Na maioria das vezes, as respostas que buscamos para os clientes estão na Constituição."

No dia a dia do profissional, sobretudo o do que atua em escritório, é corriqueiro o encontro com gestores sênior e diretores da empresa, o que exige maturidade e habilidade de comunicação direta.

Para quem trabalha na área contábil ou jurídica, a rotina também inclui reuniões, mas com pessoas de outras áreas da empresa.

-

ADVOGADO TRIBUTÁRIO
SALÁRIO de R$ 4.000 a R$ 30 mil
O QUE FAZ cuida de litígios vindos de tributos fiscais, planejamento tributário da empresa e atuação preventiva para garantir melhor forma de pagamento dos tributos
HABILIDADES afinidade com números, conhecimento de direito tributário e contábil, contabilidade, boa comunicação
FORMAÇÃO direito

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag