Publicidade
12/06/2016 - 02h00

Função de gestor de desempenho é valorizada sob cenário turbulento

CAMILA DE LIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A responsabilidade do gerente de gestão e performance é analisar se as áreas e os funcionários de uma empresa são mesmo necessários.

Num cenário de retração, ter um bom profissional nesse posto significa melhores resultados. Quem atua na área está vendo crescer o seu mercado de trabalho.

"O profissional mede a perfomance de todos os nichos, da alta diretoria aos estagiários. Ele precisa pensar em eficiência", diz Juliano Gonçalves, gerente da recrutadora Randstad Brasil.

Em tempos turbulentos, esses profissionais conseguem ver, com clareza, o que funciona e o que não funciona na empresa, e fornecer dados valiosos para cortar gastos.

Os gestores de performance podem atuar em vários espaços dentro da empresa: desde a área de recursos humanos até a de finanças.

"Algumas empresas deixam esse setor independente, respondendo apenas ao diretor financeiro ou ao presidente", afirma Ana Paula Ramos, gerente das divisões de finanças, jurídica e tributária da recrutadora Hays.

O trabalho de Priscila Waléria Costa é focado em gestão e performance na Ambev, onde ocupa o cargo de gerente de recrutamento e seleção –na empresa, o setor de Recursos Humanos está mais ligado a gestão.

Segundo ela, o ponto principal da atividade é analisar o desempenho dos funcionários, além de recrutar os candidatos mais alinhados com os objetivos da empresa.

Os profissionais da área usam modelos estatísticos para analisar se os empregados trabalham dentro de um padrão, aplicando metodologias específicas.

Saber quais informações passar é essencial na profissão, uma vez que todo o processo deve ser transparente para os trabalhadores que estão sob análise. "Isso acaba os motivando", diz Costa.

Ramos, da Hays, afirma que a posição é estratégica para a companhia. "A pessoa tem a obrigatoriedade de olhar a empresa como um todo, deve ser capaz de enxergar processos e fluxos."

Com as informações de performance, é possível realocar profissionais dentro da empresa e, num momento ainda mais crítico, demitir.

A avaliação também pode resultar na abertura ou no fechamento de certas áreas.

Segundo Gonçalves, da consultoria Randstad, por tratar de assuntos sensíveis, o profissional que atua na área precisa ter um perfil "frio" e "discreto". "Ele deve ser capaz de se expor de forma sóbria, falando com propriedade e frieza."

A rotina do profissional inclui lidar com executivos da alta hierarquia da empresa, além de estar, de alguma forma, conectado com a área financeira.

-

GERENTE DE GESTÃO E PERFORMANCE
SALÁRIO de R$ 6.000 a R$ 15 mil
O QUE FAZ verifica e equaciona a performance de funcionários e de setores de uma empresa
HABILIDADES afinidade com números, conhecimentos de direito tributário e contábil, contabilidade, boa comunicação
FORMAÇÃO economia, contabilidade, psicologia (para quem escolhe atuar no RH), matemática e estatística e engenharia de produção

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag