Publicidade
12/06/2016 - 02h00

Corrida por eficiência aquece mercado de trabalho para engenheiro mecatrônico

BÁRBARA LIBÓRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A busca por processos mais eficientes e rentáveis fez aquecer a procura por profissionais de engenharia mecatrônica. Versáteis, eles podem atuar em diferentes áreas de criação, como manutenção e vendas.

Segundo Gabriel Almeida, da recrutadora Talenses, o segredo é a eficiência que esses engenheiros levam para a empresa. "É fazer mais com menos. O profissional obtém uma melhora nos processos, o que gera uma cadeia de resultados e reduz custos", diz.

"Com a automação, empresas conseguem multiplicar o número de produtos feitos sem aumentar muito o número de funcionários", afirma Herick Moraes, 24. Formado em engenharia de controle e automação -semelhante à mecatrônica- ele trabalha como projetista de softwares na B. GROB do Brasil.

SEM FALHAS

Redução de custos trabalhistas e de falhas humanas também são alguns dos motivos pela busca do profissional de mecatrônica, segundo Ricardo Basaglia, diretor-executivo da recrutadora Michael Page.

"Em muitos setores, a falha humana é um desafio a ser controlado. Com a automação, você garante a padronização e a eficiência de custos ao tirar o lado humano", diz.

Segundo ele, a indústria é o setor que mais demanda o profissional, principalmente as áreas alimentícias, de bebidas e farmacêutica. "Ele pode trabalhar na concepção, implementação e manutenção de produtos e processos automatizados", afirma.

Outra característica do engenheiro mecatrônico é aliar capacidade técnica com habilidade de comunicação. É isso que permite ao profissional trabalhar em outras áreas da empresa, como a de vendas.

Para Almeida, da Talenses, esse é o grande diferencial de formados na área. "Ele tem, além da visão técnica, o lado comportamental. O mercado busca alguém que trabalhe em equipe e tenha um bom relacionamento com os diferentes níveis da empresa."

É o caso de Rubens Gomes, 24. Ele foi contratado inicialmente para a área técnica da Brint Intralogistics, fazendo projetos de painéis elétricos, mas depois foi promovido para a área comercial.

"Hoje, trabalho como engenheiro de vendas, atuo em todo o processo de um projeto de automação", conta. Assim, ele faz desde as visitas ao potencial cliente até a elaboração do projeto final.

Mesmo atuando em uma área mais técnica, Moraes conta que também precisa usar essa habilidade quando vai até as empresas para resolver algum problema.

"Como os projetos em geral são gigantescos, sempre tenho que ir até a fábrica resolver problemas no 'pé' da máquina", afirma.

-

ENGENHEIRO MECATRÔNICO
SALÁRIO de R$ 5.000 a R$ 10 mil
O QUE FAZ trabalham no desenvolvimento de dispositivos e tecnologias para automação e controle dos sistemas produtivos, principalmente na grande indústria
HABILIDADES conhecimento técnico, capacidade de relação interpessoal para conversar com diferentes níveis das empresas e bom nível de inglês
FORMAÇÃO engenharia mecatrônica ou de automação e controle

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag