Em tecnologia, gestor de 'business intelligence' é um dos mais procurados
ADRIANA FONSECA
DE SÃO PAULO
Transformar um emaranhado de dados em informações estratégicas, para ajudar executivos de diferentes áreas a tomar as melhores decisões.
Essa é a função do gestor de inteligência de mercado, também conhecido como profissional de BI, do inglês "business intelligence".
"É um dos perfis mais requisitados dentro da área de tecnologia", afirma Diego Mariz, gerente-executivo da consultoria de recrutamento Michael Page.
Isso porque, em tempos de competição acirrada, quem tem informações precisas consegue alavancar os negócios com mais facilidade.
Coordenador de planejamento e inteligência de mercado da Pepsico, dona de marcas como Pepsi, Toddy e Ruffles, Alexandre Lourenço, 30, diz que 70% das respostas para as decisões da empresa estão dentro de casa.
Sua função na multinacional é "esclarecer" os números coletados pela própria empresa –o que vende mais em determinada região e menos em outra, por exemplo.
"Trabalhamos primeiro com as informações internas, mas sem deixar de acompanhar o mercado", diz.
ESPECIALIZAÇÃO
Lourenço entrou na Pepsico em maio, mas está há sete anos na área. Antes do novo emprego, atuou na inteligência de mercado da Scania, fabricante de ônibus e caminhões. Trabalhar em segmentos tão diferentes, afirma, não é um problema para a área.
Formado em processos gerenciais –tecnólogo na área de administração–, Lourenço primeiro ingressou na área de inteligência de negócios, quando a Scania montou equipe, depois foi se aperfeiçoar. Em 2009 fez um curso de especialista em engenharia de marketing, para entender as métricas da área, e depois, em 2013, fez uma pós em inteligência de mercado.
Não há graduação específica para inteligência de mercado. O profissional vem de formações distintas: administração, ciências da computação e engenharia são algumas delas. "É importante saber lidar com números e informações estratégicas", diz Eduardo Bahi, consultor de transição de carreiras da Thomas Case & Associados.
Especialista de BI do site de emprego Vagas.com, Rafael Urbano, 35, estudou marketing e começou em inteligência de negócios durante o estágio. Foram seis anos em institutos de pesquisa até ingressar no Vagas, em 2012. "O setor onde trabalho olha todos os dados e gera indicadores para as áreas de negócio tomarem decisões", explica.
Analistas ganham entre R$ 5.000 e R$ 10 mil. Já a remuneração de gestores pode passar dos R$ 15 mil.
Bahi ressalta que, para ter sucesso na carreira, é importante ser detalhista e bom ouvinte –para entender as demandas dos clientes.
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GESTOR DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO
SALÁRIO mais de R$ 15 mil
O QUE FAZ transforma dados em informações estratégicas
HABILIDADES capacidade de influência, disciplinado, detalhista
FORMAÇÃO variada. Pode vir de ciência da computação, engenharia ou marketing, por exemplo
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