Publicidade
21/06/2011 - 09h02

Tripulantes driblam falta de rotina e praticam esportes

JORDANA VIOTTO
DE SÃO PAULO

Rotina é uma palavra que não existe no vocabulário de pilotos, copilotos e comissários de bordo.

A escala mensal dos tripulantes inclui horários diferentes a cada dia, voos com duração variada e viagens para locais de clima diverso.

"[É uma ocupação que] exige muito do corpo", afirma o comandante da Webjet Renato Mattos, 39.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
O comissário de bordo Alberto Silva faz atividade fisica entre horarios de viagens e trabalho
O comissário de bordo Alberto Silva faz atividade fisica entre horarios de viagens e trabalho

O cansaço, no entanto, não é maior que a paixão que o tripulante nutre pelo surfe. Com disciplina e um pouco de esforço, ele consegue ir para a água de três a quatro vezes por semana.

Nos dias em que voa pela manhã, pega a prancha no fim do dia. Quando viaja mais para a noite, vai para a praia nas primeiras horas do dia.

Se está fora do Rio de Janeiro, onde mora, em uma cidade com praia, como Salvador, aluga uma prancha. E para não depender da natureza ou da geografia da cidade onde está, Mattos também corre.

A atividade física é uma aliada de quem tem um cotidiano sem horários definidos. "Elas ajudam o corpo a se acostumar a um fuso horário ou um clima diferente de onde moramos e relaxam", comenta o diretor técnico da academia BioRitmo Saturno de Souza.

Se o profissional passa por uma mudança drástica de fuso horário, o ideal é fazer a ginástica antes do horário de dormir. "Depois da atividade, o corpo produz hormônios que ajudam o corpo a relaxar e descansar melhor", comenta o especialista.

O espelho como estímulo
O difícil, muitas vezes, não é nem encontrar um local ou um horário para praticar atividade física. É achar motivação para o exercício.

O espelho e as roupas mais apertadas motivaram Alberto Silva, 28, comissário-líder e aspirante a piloto da Azul, a se matricular em uma academia próxima de sua casa, em Indaiatuba (a 99 quilômetros de São Paulo) para praticar musculação e corrida na esteira.

"Fazemos vários voos curtos no mesmo dia, mal dá para respirar. A gente acaba comendo o que está disponível", afirma.

Escolheu uma academia que fica aberta das 6h à 0h. Quando tem que pernoitar em outra cidade, aproveita o "fitness center" do hotel ou paga uma diária em uma academia próxima.

Além de emagrecer quatro quilos em três meses, Silva percebeu melhora na qualidade de sono e ganhou disposição para trabalhar.

Quem não está preocupado com questões estéticas, pode usar competições esportivas como motivação, como fez Kilder Oliveira, 32, copiloto da Gol.

Espírito competitivo
Praticante de triatlon, ele sempre se inscreve para provas da modalidade e para maratonas. Assim, consegue manter o pique para conciliar a correria do trabalho, exercícios e a família - Oliveira é casado e tem dois filhos.

A tática é tão estimulante para ele que o profissional já chegou a voar das 11 da noite às 7 da manhã, chegar ao hotel e pedalar 100 quilômetros.

Para Renato Mattos, as férias são a motivação. Ele sempre escolhe os chamados "paraísos do surfe" como destino e quer aproveitar ao máximo o local. Para isso, diz que precisa estar em forma.

O mesmo se aplica a corridas - no próximo fim de semana, o comandante vai disputar a meia maratona do Rio de Janeiro.

Quem acha que não tem tempo para se dedicar ao esporte, pode começar com dez minutos por dia. "Não é algo que vá dar um resultado notável, mas já existe um estímulo cardiovascular", diz Saturno de Souza.

Dicas para manter a atividade física na agenda

  • Escolha um exercício que seja fácil de praticar em qualquer local, como a caminhada ou a corrida
  • Se precisar de uma academia, opte por um estabelecimento que tenha horários estendidos
  • Num dia muito corrido, é preferível fazer dez minutos a desistir da atividade
  • Estabeleça metas, como emagrecer dois quilos em um mês ou completar uma competição num tempo menor
  • No caso de um imprevisto, planeje imediatamente a atividade para outro dia
  • Se o profissional passa por uma mudança drástica de fuso horário, o ideal é fazer a ginástica antes do horário de dormir - a atividade ajuda a relaxar e a entrar no novo horário mais rapidamente

: Fontes: entrevistados

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag