Publicidade
20/07/2011 - 14h47

Professor de Harvard diz que pedagogos devem atentar para uma educação global

PAULA NUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fernando Reimers é professor de Educação Internacional e diretor do Programa de Políticas Educacionais Internacionais da Universidade Harvard e concentra suas investigações em duas áreas.

Uma delas é a contribuição da educação para o desenvolvimento de competências necessárias para o sucesso profissional e pessoal dos estudantes.

Outra investigação de que Reimers tem se ocupado se refere aos sistemas de ensino de países da América Latina e do Oriente Médio. Essas pesquisas o fazem um dos pensadores da educação mais respeitados do mundo.

O professor conversou com a Folha sobre os desafios educacionais previstos para os próximos anos --e como os pedagogos devem se ater a certas mudanças no comportamento das crianças e da sociedade.

Confira a seguir opiniões de Reimers sobre educação global e continuada, tecnologia e como os pedagogos serão necessários para o desenvolvimento profissional das equipes empresariais.

Nos dias atuais, quais são os desafios mais importantes na educação, no sistema de ensino?
O desafio mais importante está em apoiar os estudantes para que eles possam aprender com qualidade e consigam desenvolver suas habilidades tornando-se mais livres para decidir e opinar nessa sociedade global que se forma.

Para o pedagogo fazer isso são necessárias várias competências: capacidade de ficar atento às mudanças no mundo, poder de refletir para melhorar continuamente a prática, uma boa comunicação e empatia com os alunos e seus pais.

Quais carreiras relacionadas à pedagogia podem ser consideradas promissoras?
O número de carreiras relacionadas ao desenvolvimento profissional e a gestão do conhecimento estão se tornando cada vez mais importantes. Isso acontece na medida em que conhecimentos e habilidades têm sido considerados diferenciais na carreira.

Na gestão de recursos humanos, por exemplo, muitos profissionais tendem a atuar no apoio ao desenvolvimento profissional dos funcionários e colaboradores.

Uma mudança importante que vejo nos próximos dez anos será a crescente necessidade de aprendizado ao longo da vida, e novas carreiras vão surgir para criar oportunidades adequadas e eficazes para esse aprendizado contínuo.

Qual é o papel da tecnologia no desenvolvimento destas novas habilidades?
As tecnologias da informação e as telecomunicações nos permitem criar uma ponte que encurta a distância e o tempo. Assim, podemos conectar os alunos com conteúdo, alunos e professores que estão longe, em outras cidades e países.

Utilizando essas ferramentas, existem possibilidades enormes de transformar a educação, de colaborar com a educação a distância, ajudando os estudantes que vivem em locais afastados, além de permitir aos professores uma troca constante de práticas e conhecimentos.

É preciso mudar a cultura de educação hoje estabelecida que direciona o que as escolas e os professores devem fazer. Existem possibilidades infinitas.

Nesse contexto, como o senhor vê o Brasil nos próximos anos?
Vejo um país grande que pode colher os benefícios do crescimento econômico e da governabilidade democrática enfrentando os desafios que resultam hoje em uma sociedade desigual.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag