Publicidade
01/08/2011 - 07h47

Confira 7 filmes que retratam cenas de assédio moral no trabalho

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Casos de humilhação no trabalho são cada vez mais comuns no mundo. Prova disso é que situações semelhantes são retratadas de forma crítica ou engraçada em filmes e desenhos. Casos de assédio moral [como os retratados nos filmes], no entanto, só são comprovados "quando ocorrem de forma constante", ressalta José Roberto Marques, diretor do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching).

Veja abaixo os filmes que abordam o tema:

O DIÁRIO DE BRIDGET JONES 1
A jornalista Bridget Jones (Renée Zellweger) trabalha em uma editora de livros e tem um caso com o chefe, Daniel Cleaver (Hugh Grant). Durante o romance, contudo, ela é alvo de piadas grosseiras por e-mail e de assédio sexual no escritório. Depois de trocar de emprego, cai em nova enrascada em uma emissora de televisão. Em uma das reportagens ao vivo, ela desce, de saia, pelo tubo do Corpo de Bombeiros. Resultado: foi zombada pelos chefes e pelos telespectadores.

Divulgação
Em "A Proposta", Sandra Bullock vive uma chefe durona
Em "A Proposta", Sandra Bullock vive uma chefe durona

A PROPOSTA
A editora de livros canadense Margaret Tate (Sandra Bullock) é autoritária e detestada pelos seus funcionários. O único que tem paciência com ela é seu assistente Andrew Paxton (Ryan Reynolds). Após receber a notícia de que havia perdido seu visto norte-americana e seria deportada, teve que casar-se com Paxton, o profissional que ela mais atormentou na equipe.

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
A diretora de Hogwarts, Dolores Joana Umbridge (Imelda Staunton), é a carrasca da escola. Além de tratar os professores mal, atrapalha as aulas dando questionários aos docentes. Em uma das cenas, ela aborda o professor de música e anão, Flitwick (Warwick Ashley Davis), com uma fita métrica, caçoando do seu tamanho em frente aos alunos.

LEGALMENTE LOIRA 1
O enredo do filme começa quando Elle Woods (Reese Whiterspoon) vivencia o fim do seu romance com Warner Huntington (Matthew Davis). Para conquistá-lo de volta, mostra que não é burra e ingressa no curso superior de direito da Universidade Harvard, onde ele estuda. Durante as aulas, contudo, era caçoada por colegas e professores por ser patricinha e só usar roupa rosa. No primeiro emprego, foi chamada de burra e menosprezada pelos companheiros de setor.

Divulgação
Meryl Streep é ícone da moda no filme "O Diabo Veste Prada"
Meryl Streep é ícone da moda no filme "O Diabo Veste Prada"

O DIABO VESTE PRADA
Trabalhar como jornalista em uma grande empresa era o maior desejo da recém-formada Andy Sachs (Anne Hathaway). No entanto, o que era para ser um sonho, tornou-se pesadelo quando Sachs foi contratada como auxiliar do ícone da moda Miranda Priestly (Meryl Streep). Durona e exigente, humilhava a nova funcionária em frente à equipe. Para ganhar a simpatia da chefe, a novata teve que passar por uma transformação e mudar seu estilo de vida.

OS INCRÍVEIS
Roberto Pêra aposentou a profissão de super-herói para seguir a vida profissional como corretor de seguros. Longe das missões secretas, era bastante cobrado pelo chefe na corretora de seguros em que trabalhava. Em uma das cenas do desenho, o chefe gritava incessantemente com Pêra. Tudo muda quando ele recebe uma missão secreta e volta a ser super-herói juntamente com sua família.

O GRANDE CHEFE
Criado pelo cineasta dinamarquês Lars Von Trier, o filme é uma sátira do ambiente organizacional e do assédio moral no trabalho. Na história, um executivo dinamarquês escondeu dos funcionários que era o responsável pela empresa para omitir-se de responsabilidades. Ao vender a companhia, no entanto, teve que arrumar um ator para interpretar o líder fictício na hora de assinar os papéis. Eis que chega o "chefe" Kristoffer (Jens Albinus), que, além de excêntrico, causa discórdia na equipe e tem um caso com uma funcionária.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag