Publicidade
23/08/2011 - 07h30

Perguntas inusitadas constrangem candidatos em dinâmica

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Se você fosse um país, como seria a sua bandeira? Que pessoa famosa você gostaria de ser? Você está preso em uma ilha e tudo em volta é mar. O que você fará?

Perguntas como essas são alvos de reclamação de quem participa de dinâmicas de grupo em seleções de emprego.

As ações lúdicas e com pouca conexão com empresa e cargo almejados, porém, estão sendo cada vez menos utilizadas, segundo especialistas consultados pela Folha.

Roberta Cesar, gerente de projetos da Cia de Talentos, afirma que as dinâmicas estão ficando cada vez mais próximas ao dia a dia de trabalho. Elas reproduzem fatos do cotidiano que será vivido na empresa.

"Antigamente, eu ouvia muitos relatos de gente que teve que imitar animal ou construir figuras com peças de Lego em uma seleção de emprego. Hoje isso acontece menos", diz ela.

Ela mesmo já organizou dinâmicas dentro de uma boate, para recrutar profissionais para uma companhia de energéticos. Apesar do ambiente, diz, a dinâmica foi mais tradicional, trabalhando com textos e casos da empresa.

A diretora-presidente da Projeto RH, Eliane Figueiredo, concorda. Ela diz usar dinâmicas teatrais em processos seletivos, mas busca relacioná-las ao ambiente corporativo, como em simulações de venda.

Para Figueiredo, as dramatizações, que, muitas vezes, são utilizadas para descontrair o ambiente, servem apenas para deixar as pessoas desconcertadas.

Daniele Mendonça, gerente de negócios Across, afirma que dinâmicas pouco planejadas tendem a infantilizar o candidato e a privilegiar os extrovertidos e autoritários.

REPROVAÇÃO
Natália Weber, 25, analista de redes sociais, é uma das que tiveram experiência ruim em dinâmicas.

Weber conta que, após uma dinâmica de grupo, foi descartada por ser "delicada demais". Outros candidatos, que, segundo ela, eram intransigentes e não aceitavam dialogar sobre como resolver problemas da dinâmica passaram para fases seguintes.

"A agressividade parece ter passado segurança, preparo ou gana", avalia. Ela e duas amigas, todas com a mesma idade e passando por situações inusitadas nessas avaliações, decidiram registrar a insatisfação em um curta-metragem bem-humorado. Veja abaixo.

Vídeo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag