Publicidade
26/10/2011 - 07h39

Empresas criam comitê para promover diversidade

LÍGIA MENEZES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Saber lidar com diferenças de etnia e de orientação sexual, por exemplo, é fundamental para chefes e empregados obterem sucesso profissional. Por causa disso, algumas empresas criam meios de estimular e integrar diferentes públicos em um único ambiente.

A Dell é uma delas. Entre outras comissões de integração, criou o Pride, em 2008, comunidade formada por funcionários com o objetivo de incentivar e promover a tolerância à diversidade de orientação sexual.

"O grupo faz reuniões quinzenais para discutir ações que ampliem a receptividade e inclusão dos LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros] no meio corporativo", diz Paulo Amorim, diretor de recursos humanos da Dell Brasil.

Além disso, há ações concretas que melhoram as condições de trabalho, afirma ele. "Destacam-se a extensão dos benefícios de assistência médica e odontológica aos parceiros do mesmo sexo, além da inclusão deles como beneficiários em seguros de vida", exemplifica Amorim.

A criação dessa comissão permite que os colaboradores conversem abertamente sobre sua orientação sexual. Isso contribui para a retenção de talentos, segundo Amorim. "Os funcionários passam a ter mais interação, compartilham ideias e dúvidas, trabalham em equipe e aumentam sua produtividade."

O HSBC também conta com um comitê de diversidade, com seis grupos. Entre eles, o LGBT, criado em 2009.

"[Os integrantes] vêm trabalhando principalmente na sensibilização da população interna para o tema, através da comunicação", diz Vera Saicali, diretora-executiva de recursos humanos do HSBC.

As conquistas são a inclusão dos companheiros no plano de saúde, no plano odontológico, no seguro de vida e na assistência funeral. "Além disso, as vantagens às quais os colaboradores têm acesso através do site de parcerias do HSBC com outras empresas também são extensivas aos companheiros de mesmo sexo", acrescenta Saicali.

Os funcionários e os clientes que quiserem adquirir imóveis pelo financiamento do HSBC também podem compor renda com seus companheiros.

Para Saicali, essa política produz impacto principalmente na autoestima e no engajamento do trabalhador, o que influencia positivamente na produtividade, na retenção e na atração de talentos.

Como montar um comitê de inclusão
* Elaborar pesquisa de avaliação da diversidade no local de trabalho
* Construir um plano de ação para inibir ofensores
* Buscar envolvimento de todos os funcionários
* Criar ou intensificar canais de comunicação para recebimento de críticas e sugestões
* Contar com diversidade no quadro de executivos, gerentes e gestores
* Contemplar o tema em políticas internas, código de conduta ou código de ética
* Incentivar a cooperação dos líderes

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag