Publicidade
29/06/2012 - 07h07

Ar-condicionado movido a energia solar é mostrado em conferência em SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A 4ª edição da SASBE (Smart and Sustainable Built Environments: Emerging Economies; ou economias emergentes --ambientes construídos de forma inteligente e sustentável, na tradução do inglês) conta com a presença da pesquisadora alemã Doreen Kalz. O evento começou ontem (28) e termina hoje (29), em São Paulo.

Doutora do Fraunhofer Institute for Solar Energy, Doreen está envolvida na criação de um sistema de refrigeração de ambiente sustentável, que funciona a partir da captação da energia solar.

A novidade já foi introduzida em mais de 2.500 prédios na Europa e ganhou o nome de "Frio Solar", segundo ela.

O aparato "eco-friendly" necessita apenas de coletores de energia solar e de unidades de ventilação para ser implantado, dispensando o uso da eletricidade local.

A aparelhagem simples e compacta fica restrita ao teto ou às paredes no edifício, dependendo da disponibilidade de espaço.

"O sistema é algo inédito e efetivo, podendo ser instalado em pequenas e em médias construções. Adoraria vê-lo em ação no Brasil", diz a pesquisadora.

O valor do equipamento, no entanto, ainda não é acessível aos consumidores. "O investimento é muito alto, mas, no futuro, essa pode ser uma solução para a produção e o uso inteligente de energia", complementa.

Outras informações sobre a conferência estão no site http://www.fec.unicamp.br/~sasbe2012/

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag