Publicidade
01/08/2012 - 10h36

Nos EUA, arquitetos se unem para revitalizar edifício histórico

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Frank Gehry, Jeane Gang e outros 60 arquitetos renomados da Ásia, da Europa e da Austrália assinaram uma carta de protesto endereçada à prefeitura de Chicago, pedindo a revitalização de um dos prédios mais antigos da cidade, o Prentice Women's Hospital.

As informações são do site Archdaily.

Construído em 1975 pelo arquiteto Bertrand Goldberg, o edifício é considerado um marco da arquitetura modernista americana, que teve o seu apogeu no país entre as décadas de 1960 e 1970.

O hospital de estrutura de concreto monolítica, dividida em quadrantes simétricos em torno de um núcleo central, encontra-se desabitado desde setembro de 2011.

A Universidade de Northwestern, dona do complexo, tem planos para demolir a construção e erguer no lugar um novo centro hospitalar. Sobre a ameaça de destruição, os arquitetos manifestam no texto o seu protesto: "Este é um edifício significativo que deve ser preservado e reutilizado".

O pedido ainda tem apoio das principais universidades e dos jornais da região, que fundaram o movimento Save Prentice.

O monumento está na lista de patrimônios defendida pela fundação Landmarks Illinois. Geoffrey Goldberg, filho de Bertrand, também faz um apelo à preservação da obra do pai (veja o vídeo aqui).

A decisão final sobre o destino do prédio será revelada em agosto.

Divulgação
Imagem da campanha Save Prentice dedicada à preservação do Prentice Women´s Hospital
Imagem da campanha Save Prentice! dedicada à preservação do Prentice Women's Hospital, de Chicago
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag