Transforme sua laje em um 'puxadinho chique'
MARIA CECILIA MACIEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Encontrar uma casa com jardim e quintal em uma metrópole como São Paulo é como achar uma agulha no palheiro, especialmente no centro e suas extensões, cada dia mais verticalizados.
Para aproveitar qualquer área externa, moradores procuram arquitetos, engenheiros e paisagistas para criar espaços em lajes, coberturas, varandas e terraços.
Veja galeria com lajes de luxo
"Esses ambientes tendem a se valorizar, principalmente onde a área urbana se encontra mais adensada, pois oferecem qualidade de vida, estimulam a convivência e revitalizam espaços obsoletos." diz o arquiteto Caio Bandeira.
Simon Plestenjak/Folhapress |
Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo em sua casa no Jardim Europa (zona oeste de São Paulo) |
Assim como ele, outros profissionais vêm sendo requisitados para promover repaginações em coberturas de casas e apartamentos. No "puxadinho chique", vale tudo.
"Meu marido agora joga suas partidas de sinuca com os amigos e faz sua sauna em casa", conta a comerciante Andreia Lopes, que incluiu em sua cobertura piscina, cozinha gourmet e home theater.
Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo surpreendem os amigos com o deck que construíram sobre a laje. "Quando eles acham que a casa acabou, abrem a porta e veem o espaço, que a gente usa para comer, ler, ver o pôr do sol", diz Clara.
Para projetos em condomínios, vale lembrar: é preciso ter autorização. "A ideia é muito boa, mas a operação é bastante complicada", diz Sérgio Meira Neto, diretor de condomínios do Secovi-SP (sindicato da habitação).
CUIDADOS
A ideia de fazer um "puxadinho" pode parecer simples, mas requer precaução.
Antes de transformar a laje em um jardim suspenso, ou usar o espaço para fazer uma área de lazer com piscina, é recomendado solicitar a um engenheiro um laudo técnico sobre a área --pois o peso extra pode comprometer a estrutura da casa ou da cobertura.
Depois disso, um dos maiores desafios é impermeabilizar o espaço, segundo profissionais ouvidos pela Folha.
"As áreas descobertas e as molhadas, especialmente piscinas e spas, devem receber uma impermeabilização muito bem feita", diz a arquiteta Glaucya Taraskevicius. "Você não pode abrir mão de materiais e mão de obra de qualidade", completa o paisagista Marcelo Faisal.
Segundo Hamilton Nogueira, diretor técnico da empresa de engenharia Duroshield Spray Systems, qualquer problema relacionado a infiltrações acarreta transtorno.
"Os apartamentos que estão abaixo da cobertura podem ser atingidos por uma grande quantidade de água. E uma obra de recuperação é extremamente cara e demorada, devido ao que já se encontra instalado sobre ela."
A instalação de piscinas também deve obedecer a certos critérios. "A nova estrutura deve ser isolada da já existente com materiais compressivos. Ou seja, se a casa (ou prédio) balançar, a piscina não será abalada", afirma o arquiteto Caio Bandeira.
TETO VERDE
O mesmo cuidado com a piscina deve ser tomado com os jardins suspensos. É importante criar áreas de drenagem. E escolher bem as espécies.
"Pegar plantas em qualquer terreno e simplesmente colocá-las dentro de um vaso ou da jardineira não é a melhor solução. Existem formas de compactar o crescimento das raízes para evitar problemas futuros", diz Bandeira.
O casal de arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo resolveu bem essa questão em um projeto para sua casa, no Jardim Europa. Eles fizeram um deck na cobertura -e ganharam menção honrosa em um prêmio promovido pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).
"O deck dá acesso para manutenção dos equipamentos de ar-condicionado e aquecimento de água, mas é, sobretudo, um espaço de lazer e fruição, emoldurado por uma faixa de telhado verde", descreve Gimenes.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade