Publicidade
25/09/2012 - 14h50

Na Bienal de Veneza, escritório homenageia Paulo Mendes da Rocha

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como parte dos eventos da 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza -- que acontece até novembro, na Itália--, a firma de arquitetura irlandesa Grafton apresenta a mostra " Architecture as New Geography" (arquitetura como nova geografia, na tradução do inglês), inspirada pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Divulgação
Esboço dos arquitetos da Grafton para a remodelação de universidade no Peru
Esboço dos arquitetos da Grafton para a remodelação de universidade no Peru

A exposição explora a obra do arquiteto no contexto do projeto da Grafton para a remodelação da Utec (Universidad de Ingeniería & Tecnología) em Lima, no Peru.

A inspiração para o novo edifício da universidade veio da obra de Mendes da Rocha, participante do movimento modernista que já foi contemplado com um prêmio Pritzker, o mais importante de arquitetura, em 2006.

Para desenvolver a nova universidade peruana, o escritório realizou um diálogo entre as obras de Mendes da Rocha --principalmente com o Estádio de Serra Dourada, em Goiânia--, e sua abordagem única, sempre ligada à geografia local.

Divulgação
Vista lateral no novo campos da Utec, universidade localizada em Lima, no Peru
Vista do novo campos da universidade Utec, no Peru

A ideia, segundo o site "Arch Daily", foi demonstrar como "a abertura a influências é ponto de partida e pré-requisito para a boa arquitetura".

"Ele deu a nós, estranhos que ele nunca tinha visto, liberdade completa para representar o seu trabalho da maneira que nós escolhemos. Descobrimos que, por meio da investigação mais profunda de seu trabalho, fomos renovados e inspirados mais uma vez", disseram os arquitetos do Grafton.

As maquetes, concebidas em papelão, conquistaram o segundo lugar --o Silver Lion Award-- na disputa da melhor participação na bienal.

A primeira posição ficou para a proposta Home-for-All, de arquitetos japoneses, que prevê a construção de casas nas regiões afetadas pelo Tsunami em seu país de origem.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag