'Há vários 'Itains' dentro do Itaim Bibi', diz especialista
RICARDO GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA
Ao contrário do que se pensa, o Itaim Bibi vai muito além da avenida Faria Lima.
O Distrito do Itaim Bibi é delimitado pelas avenidas Cidade Jardim, Nove de Julho, São Gabriel, Santo Amaro, Roque Petroni Jr. e das Nações Unidas (marginal Pinheiros). Só pela descrição percebe-se que o distrito abrange desde bairros tradicionais, com ocupação residencial familiar, como o Brooklin Novo e a Vila Cordeiro, até áreas onde, há mais de dez anos, iniciou-se a ocupação por empreendimentos comerciais de alto padrão, como as avenidas Berrini, Nova Faria Lima e Juscelino Kubitschek.
Com base nestas características e sob o olhar do mercado imobiliário atual, podemos dizer que existem alguns "Itains" inseridos no Itaim Bibi.
Comecemos pelo quadrilátero delimitado pelas avenidas Cidade Jardim, Brigadeiro Faria Lima, Juscelino Kubitschek e Nações Unidas: ali encontramos um nicho de mercado onde predominam edifícios residenciais de alto padrão, com uma unidade autônoma por andar, ocupado por uma população de poder aquisitivo elevado.
Se atravessarmos a avenida Brigadeiro Faria Lima em direção à avenida São Gabriel, nos deparamos com duas situações distintas: um bairro consolidado, mais próximo à avenida Nove de Julho (onde não há mais mais terrenos disponíveis para a verticalização), e outro que apresenta uma miscigenação de empreendimentos residenciais, com apartamentos de um ou dois dormitórios e unidades maiores, onde o luxo e a sofisticação fazem parte do negócio imobiliário.
Se andarmos na direção da avenida Santo Amaro após cruzarmos a avenida JK, nos deparamos com uma mescla de prédios residenciais antigos e outros mais recentes de alto padrão, além de prédios comerciais.
Permanecendo nesta região, não ultrapassando a avenida dos Bandeirantes e nos limitando à marginal Pinheiros, nos deparamos com a Vila Olímpia e Vila Funchal, onde as baladas cedem espaço, literalmente, para a implantação de empreendimentos residenciais com tipologias diversas: prédios comerciais com infraestrutura de ponta o recente Shopping JK Iguatemi.
Ao cruzarmos a avenida dos Bandeirantes, temos o grande bolsão de empreendimentos comerciais implantados entre a avenida Luís Carlos Berrini e a marginal Pinheiros.
Cruzando a Berrini em direção à avenida Santo Amaro, temos dois bairros estritamente residenciais constituídos somente de casas: o Brooklin Novo e a Vila Cordeiro, que não são passíveis de verticalização por conta da atual lei de zoneamento da prefeitura.
No entorno dessa região, o mercado imobiliário muda conforme o uso e ocupação permitidos pela legislação e dá espaço para a implantação de novos prédios residenciais, que atendem desde o público que quer apartamentos de três dormitórios como aqueles que preferem serviços e tecnologia em apartamentos menores.
Como pode se observar, e considerando que investimento em imóvel é sempre um bom negócio, existem produtos ofertados no distrito que atendem às mais diversas expectativas, seja ela faixa etária, poder econômico ou qualidade de vida.
Ricardo Gonçalves é coordenador do curso da pós-graduação em negócios imobiliários da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade