Publicidade
11/11/2012 - 06h30

Um bairro completo e que segue em transformação

EDUARDO ZAIDAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pinheiros é um nome muito pequeno para descrever a diversidade deste grande bairro.

Podem tanto ser os bares e restaurantes da rua Pinheiros, as lojas de móveis da Theodoro Sampaio, o trânsito pesado da Cardeal, o sambão do Largo da Batata, as lojas de material de construção da Paes Leme, o Sesc Pinheiros, o Centro Britânico, o Tomie Ohtake, o Mercado de Pinheiros e a antiga Estrada da Boiada, a nova Estação do metrô e, esticando um pouco, a praça Benedito Calixto e as casas bonitas do Alto de Pinheiros.

Pouca gente sabe, mas tanto os Jardins Europa e Paulistano quanto a Vila Madalena ficam em Pinheiros.

Você pode nascer, morar, estudar, comer, tratar da saúde, casar, passear, trabalhar, dançar, se divertir e até -cruzes!- ser enterrado em Pinheiros.

Pode correr, andar de bicicleta nas ruas, praças e ciclovias, ir ao clube, ao parque, ao shopping, frequentar a Associação Cristã de Moços, beber cerveja, chopp, caipirinha, comer no japonês, no árabe, na padoca, no mexicano, no italiano, no português, no bistrô, coxinha, empada, pastel, pizza, escondidinho, comprar livro no sebo, não dormir com o zumbido dos pernilongos, acordar com a barulheira dos passarinhos e xingar o padre que madruga o sino da igreja do largo de Pinheiros às sete em ponto, e às vezes esquece do horário de verão e toca às seis.

Com tanta diversidade, se perguntarem a alguém onde ele mora e a resposta for Pinheiros, a pessoa respondeu, mas não disse quase nada.

Apesar de ser um bairro muito antigo, Pinheiros tem se modificado bastante nos últimos anos e ainda não está como vai ser no futuro. Há uma renovação urbana em curso, graças à chegada da linha 4-amarela do metrô, à integração com o trem urbano, o prosseguimento das obras com os recursos da Operação Urbana Faria Lima e à revitalização do mercado imobiliário no quadrilátero Rebouças, Marginal, Frederico Hermann Jr. e Nova Faria Lima.

Eduardo Zaidan é vice-presidente de Economia do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo)

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag