Publicidade
29/11/2012 - 07h13

Estudantes de design criam móveis em penitenciária em SP; veja

JULIA BENVENUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um grupo de dez estudantes de arquitetura e design da Universidade Belas Artes abandonou o conforto da sala de aula para elaborar móveis na penitenciária de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Veja fotos do projeto

O projeto, que recebeu o nome de "movBA", tem como objetivo capacitar profissionalmente detentos e revelar a importância do reúso de materiais. Todas as 30 peças foram produzidas com descartes, coletados em indústrias de mobiliário e têxteis.

A iniciativa nasceu de uma parceria entre a universidade, a FUNAP (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel) e o SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).

"Tivemos que estabelecer um relação de confiança com os detentos. Nas nossas primeiras visitas, conhecemos o trabalho realizado na marcenaria do local para, depois, identificarmos o alcance técnico e humano deles", explica a coordenadora do projeto Denise Xavier.

Os móveis de design sustentável e inclusivo ficaram expostos no museu a universidade e, agora, serão doados para habitações de interesse social. A expectativa é que outra edição do "movBa" aconteça no próximo ano.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag