Publicidade
02/12/2012 - 06h30

Moema: um bairro 'modelo' para São Paulo

RODRIGO LUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Alta qualidade de vida, boa infraestrutura urbana e facilidade de acesso são os principais atributos de Moema. Reconhecido como uma das regiões mais importantes e desejadas de São Paulo, o distrito também é considerado um bairro "universal", ou seja, ele tem a capacidade de atrair pessoas de diferentes locais da capital paulista.

Cortado pela avenida Ibirapuera e localizado entre três das mais importantes avenidas de São Paulo (Bandeirantes, 23 de Maio e Santo Amaro), Moema possibilita uma fácil e invejável condição de acesso à população. Tal atributo, somado à infraestrutura urbana da região, oferece aos seus usuários e moradores uma vida prática, moderna e confortável.

A ampla oferta de moradia, trabalho, lazer e comércio caracterizam Moema como um bairro misto. Além de imóveis para moradia e prédios comerciais de alta qualidade, o distrito possui shopping center, hospitais, hotéis e é cercado por renomados clubes esportivos. Isso sem contar a oportunidade de lazer e esportes oferecida pelo parque do Ibirapuera e a ciclofaixa que liga o local aos principais parques da região Oeste de São Paulo.

Com estas características, o bairro produziu uma forte demanda por imóveis nos últimos anos, com destaque para os empreendimentos residenciais de alto padrão (4 dormitórios). Vale lembrar, porém, que Moema ainda possui muitos terrenos com zoneamento indefinido, ou seja, não contemplados pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2002, o que colaborou para a diminuição da oferta de lançamentos no distrito desde então. Por este motivo, e pela alta dos preços de terreno, Moema possui uma oferta reduzida de novos imóveis. Como consequência, o mercado local enfrentou uma forte alta no preço do metro quadrado, especialmente nos últimos três anos.

No entanto, uma grande transformação deve ocorrer no bairro com a construção da Linha 5 - Lilás do Metrô. O trajeto metroviário, que será localizado ao longo da avenida Ibirapuera, irá agregar ainda mais conforto e praticidade à mobilidade das pessoas. Além do alívio do trânsito local, a nova forma de transporte deverá estimular novos projetos construtivos, fortalecendo ainda mais a região.

Com uma oferta variada de benefícios e bom planejamento urbanístico, Moema transformou-se em um bairro modelo para o desenvolvimento de toda a cidade de São Paulo. Às vésperas de uma nova gestão municipal, o distrito deve inspirar a criação de outros novos lugares mais completos e agradáveis para se viver, reforçando, assim, a necessidade premente do debate sobre o realinhamento do Plano Diretor da cidade. É com essa combinação de fatores que "novos Moemas" poderão se tornar realidade.

Rodrigo Luna é diretor da Fiabci/Brasil e da Plano&Plano Construções e Participações e coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Novas Fontes de Recursos para o Mercado Imobiliário do Secovi-SP

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag