Publicidade
23/12/2012 - 06h30

Feira em Miami reúne peças que transitam entre a arte e o design

GUTO REQUENA
COLUNISTA DA FOLHA, EM MIAMI

Com o mercado internacional de design tão aquecido, não surpreende que 2012 tenha sido o ano dos festivais.

Cidades em diferentes continentes celebraram o tema, como Milão, Paris, Londres, Istambul, Cidade do Cabo, Berlim, Hong Kong e Tóquio. Miami Beach abrigou o último evento do ano, a Design Miami, que nesta edição cresceu 25% em número de exposições ante o ano anterior.

A mostra ocorre paralelamente à maior feira de arte das Américas, Art Basel, em seu décimo segundo ano na Flórida.

Objetos de design têm passado e futuro em Miami
'O mundo não precisa de mais uma cadeira', diz designer canadense

Por sua afinidade com as artes, a Design Miami tem um perfil diferente dos outros eventos do calendário internacional. Há muitas galerias focadas no "designart", com peças que transitam entre o universo das artes e do design, em que a função do objeto é menos importante do que a forma ou o conceito.

Além da Design Miami, eventos paralelos ocorrem pela cidade. A maior parte no Distrito de Design, criado há cerca de 15 anos em uma região violenta do bairro de Buena Vista. O local passa por um processo de requalificação, gentrificação (retirada de populações pobres de áreas urbanas) e especulação imobiliária.

Lá, atualmente, grande parte dos imóveis pertence ao conglomerado de marcas de luxo LVMH (dona de Louis Vuitton, Givenchy, Moët & Chandon, Veuve Clicquot e Sephora, entre outras).

O distrito abriga os showrooms das marcas internacionais de móveis e decoração, além de lojas, galerias, bares e restaurantes. Está localizado próximo ao centro da cidade, ao lado do bairro de Wynwood, conhecido por seus ateliês de arte, galerias e fantásticos murais de grafite (inclusive de artistas brasileiros, como Osgemeos, Nina Pandolfo, Avaf e Nunca).

A exposição "Arquitetura para Cachorros", em que arquitetos desenharam estruturas para cães, foi um dos destaques do Distrito do Design. Todos os projetos oferecem a possibilidade de reprodução, com o passo a passo disponível gratuitamente no site www.architecturefordogs.com.

O jovem designer brasileiro Zanini de Zanine apresentou a coleção limitada "Inflated Wood" (veja imagem ao lado), de peças feitas à mão a partir de toras de madeira de demolição, para a empresa italiana Cappellini.

FUTURO

Já o canadense Philippe Maoulin, um dos vencedores do prêmio Designer do Futuro neste ano, exibiu luminária com lâmpadas de LED que reproduzem a luz solar.

Destacou-se também a recriação em escala real, feita pela empresa Cassina, da cabana de férias projetada por Le Corbusier em 1952. Um exemplar histórico único da simplicidade e do funcionalismo da arquitetura modernista.

Com a missão de encerrar o calendário de festivais, a Design Miami dá pistas sobre o futuro do design e faz pensar sobre o que de fato chegará às nossas casas em breve.

Uma aposta: peças com humor irônico, que sugerem reflexão, elevando o design ao status de arte e conquistando colecionadores mundo afora.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag