Publicidade
10/02/2013 - 06h30

Queda no preço dos imóveis em SP entra no cenário de 2013

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Quem pretende comprar um imóvel novo na cidade de São Paulo e anda assustado com a alta nos preços deverá ter um alívio em 2013, segundo profissionais do setor imobiliário.

Mercado imobiliário tem retração nas principais cidades do país em 2012
Busca por melhor aproveitamento de espaço e qualidade projeta arquitetos

A aposta de boa parte do mercado é que o valor do metro quadrado cresça de 5% a 10% em relação a 2012. Se a previsão se confirmar, será mais um capítulo na desaceleração dos preços. E já há quem fale em queda.

Joel Silva/Folhapress
Operário trabalha em obra de edifício em São Paulo; lançamentos ficaram 10,5% mais caros em 2012
Operário trabalha em obra de edifício na zona sul de São Paulo; lançamentos ficaram 10,5% mais caros em 2012

Após a elevação de 33,5% em 2010, os reajustes vêm perdendo força. Cresceram 26,3% em 2011 e fecharam 2012 com alta de 10,5%, segundo dados preliminares da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).

O número de lançamentos diminuiu 27% no ano passado. Foram 27.835 unidades novas, ante as cerca de 38 mil em 2010 e em 2011.

PIB fraco, dificuldade de aprovação de projetos na prefeitura e "arrumação" diante de um mercado com excesso de lançamentos em anos anteriores são algumas razões apresentadas por incorporadoras e entidades do mercado imobiliário para explicar os números de 2012.

Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP (sindicato das empresas do setor), ressalta que, após um grande número de unidades vendidas e lançadas em 2010, as incorporadoras se prepararam para um desempenho parecido em 2011. Como as vendas diminuíram na ocasião, o estoque cresceu, o que, segundo Petrucci, levou as empresas a lançar menos unidades em 2012 como forma de ajustar a oferta à demanda.

MAIS BARATO
Luiz Paulo Pompéia, presidente da Embraesp, diz que em 2013 o setor terá comportamento semelhante ao do ano passado, exceto pelos preços. Para ele, na contramão do que prevê o mercado, haverá redução de 5% a 10% no valor do metro quadrado, com retomada de alta dos preços no ano que vem.

O Secovi-SP projeta expansão de 5% nas vendas e de 10% nos lançamentos. "Nos preços deve haver crescimento de 5% a 10%, acompanhando os custos de insumos e de mão de obra", diz Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato.

Eliane Monetti, professora e pesquisadora do núcleo de "real estate" da Poli, vai na mesma linha e prevê que os preços sigam os custos de construção civil. Em 2012, o CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil paulista subiu 7,29%.

Mirella Parpinelle, diretora de atendimento da imobiliária Lopes, afirma que o mercado estará aquecido na cidade. O motivo, segundo ela, é que a demanda por moradia continua alta e que o investidor privilegia a compra de imóveis em razão do menor rendimento de aplicações financeiras (com juros da Selic em 7,25%, seu menor patamar histórico).

Editoria de Arte/Folhapress

USADOS
No caso de imóveis usados, houve alta nas vendas de 2,28% até novembro na cidade de São Paulo, de acordo com o Creci -SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). No mês, porém, houve queda de 8,8% ante outubro.

No Estado, o comportamento foi semelhante, com alta de 3,38% de janeiro a novembro e recuo de 32,1% no mês. Já o índice que mede os preços das residências acumula alta de 13% de janeiro a novembro. Os dados de dezembro ainda não foram compilados pela entidade.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag