Publicidade
17/02/2013 - 06h30

Tradicional, Ipiranga tem poucos apartamentos novos à venda

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Morar em um distrito que tem um parque, dois museus, duas estações de metrô e que, além disso, foi cenário de um relevante momento da história do Brasil é para poucos.

Dos 33 empreendimentos imobiliários residenciais lançados no Ipiranga desde 2006, 26 estão completamente vendidos -há hoje apenas 464 apartamentos disponíveis (menos de 10%), segundo levantamento da empresa Geoimovel.

O tradicional distrito da zona sul de São Paulo, vizinho à Vila Mariana, é disputado. Além da boa localização e infraestrutura, a região já não tem outorgas onerosas (direito de construir, mediante pagamento, além do limite básico), o que reduz o número de lançamentos.

O valor do metro quadrado de um lançamento residencial no local é de R$ 6.955 -ainda inferior à média da cidade (R$ 7.113).

Para Alexandre Tagawa, publicitário da incorporadora Eztec, o preço dos imóveis no Ipiranga está passando por uma acomodação.

"Os moradores ainda não aceitaram muito bem esse novo patamar de valores", comenta. Apesar disso, Tagawa acredita que, pela qualidade de vida oferecida pelo distrito, ainda há espaço para que os lançamentos sigam se valorizando nos próximos anos.

"O Ipiranga é um distrito muito desejado para quem mora no ABC paulista e do outro lado da [rodovia] Anchieta", afirma. "Ele confere status e qualidade de vida".

CIDADE
Na avaliação de Marcelo Bonanata, diretor de vendas da incorporadora Helbor, o Ipiranga é mais do que um distrito. "É o que chamo de 'bairro-cidade', uma região que abraça a população. Ocorre lá um fenômeno similar à Mooca. O mooquense, quando está fora, fala que é da Mooca antes de falar que é de São Paulo", diz.

O distrito parece seguir como objeto de desejo -com um número limitado de lançamentos imobiliários.

"É uma região rica em cultura e com bastante atividade de lazer. Além disso, é uma referência histórica para a cidade", comenta João Henrique, superintendente de atendimento da imobiliária Lopes.

Editoria de Arte/Folhapress
Raio-X Ipiranga
Raio-X Ipiranga
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag