Publicidade
21/03/2013 - 08h00

Arquitetos brincam com estilos em conjunto habitacional na Inglaterra

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um novo complexo habitacional se destaca no nordeste da Inglaterra. O condomínio, batizado de "Comunidade em um cubo" (ou "Community In A Cube", CIAC), chama a atenção não só por ser o único ponto alto na paisagem, mas por misturar diversos estilos em construções aparentemente sobrepostas.

Casa em formato de cúpula na Austrália esconde recursos sustentáveis
Arquiteto português transforma prédios famosos em arte gráfica
Estantes coloridas e com formas geométricas dão estilo à decoração

No térreo, um chalé. Sobre ele, um bloco de apartamentos e, no topo, casas azuis.

O desafio era conceber um condomínio altamente sustentável, que fosse ao mesmo tempo um marco arquitetônico e superasse em excelência outros projetos.

Para vencer a proposta, o grupo de arquitetos do FAT (Fashion Architecture Taste) lançou mão destas estruturas sobrepostas. Além disso, o CIAC segue os princípios da ONG "One planet living", com tratamento correto da emissão de carbono, reciclagem, transporte, materiais, consumo de água, entre outros.

"O CIAC prova que um projeto habitacional altamente sustentável não tem que usar truques verdes em sua manga", diz Sean Griffiths, um dos membros do FAT.

O resultado foram 82 unidades de diferentes tipos, ocupando um plano inicial de distribuição. Recortes permitiram a criação de praças, áreas de convivência, jardins e diversas rotas de circulação.

Os apartamentos têm 2,7 m de pé-direito e amplas janelas, que permitem a entrada de luz natural e abrem espaço para apreciar a paisagem: o prédio fica em uma zona de revitalização portuária. Além de ser cercado por espaço público, os andares mais altos dão vista para a cidade.

Toda a construção é revestida de tijolos resistentes no exterior, que conferem uma cor acinzentada ao edifício. Em seu vão interior, as paredes são revestidas com paletes de madeira, que ganharam decoração ou plantas, irrigadas por água da chuva reciclada.

O projeto custou 11,8 milhões de libras, o equivalente a R$ 35,3 milhões.

O escritório é dirigido por três arquitetos britânicos: Sean Griffiths, Charles Holland and Sam Jacob.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag