Publicidade
31/03/2013 - 06h00

Bairros da zona sul de SP renovam paisagem e atraem residenciais

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Bons restaurantes, casas de show, avenidas importantes e o aeroporto de Congonhas. Para o morador da zona sul, são várias as vantagens de residir nessa região, que tem o principal mercado imobiliário de São Paulo.

Apartamentos a partir de R$ 250 mil somam 85% do total na zona sul
Casa em Tóquio ganha pista de skate no lugar da garagem

Nos últimos três anos até fevereiro, foram lançados 39.524 apartamentos lá, segundo estudo inédito da imobiliária Lopes. Na prática, 38% das unidades da cidade foram ofertadas na zona sul.

Marcelo Justo/Folhapress
Jairo Ferreira da Silva, na sacada de seu apartamento, em Santo Amaro, na zona sul
O contador Jairo da Silva, na sacada de seu apartamento, em Santo Amaro; ele mudou de bairro, mas não saiu da zona sul

A busca do contador Jairo Ferreira da Silva por um apartamento de padrão mais alto tinha como pré-requisito continuar na região, em razão, segundo ele, dos melhores restaurantes e shoppings que diz encontrar lá.

Da Vila Andrade, mudou-se para Santo Amaro, "na área mais nobre, perto da marginal". Da sacada, ele acompanha as transformações da zona sul, que se expande.

Área que concentra alguns dos bairros mais valorizados da cidade, como a Vila Nova Conceição, a zona sul passa a receber empreendimentos em locais onde havia galpões e fábricas desativadas, como a Chácara Santo Antônio, próxima à marginal Pinheiros.

Essa região faz parte da operação urbana Água Espraiada, que tem como diretriz a revitalização e um conjunto de obras públicas em seis áreas da zona sul.

Com isso, de local com fábricas e galpões, o bairro passou a ser visto como uma continuação do já consolidado bairro do Brooklin, segundo Filipe Soares, diretor de incorporação da Yuny. Ele acrescenta que a av. Chucri Zaidan, em obras, terá importância semelhante à da av. Luís Carlos Berrini, após ser prolongada até a av. João Dias.

No Brooklin, o empreendimento Habitarte, a ser lançado neste semestre, ficará em uma área de 20 mil metros quadrados. Perto dali, o Parque da Cidade será um complexo multiúso com dez torres em terreno de 80 mil metros quadrados. A parte residencial deverá ser lançada até 2015.

Segundo Leila Jacy, diretora da incorporadora Stan, a região recebeu um investimento em infraestrutura muito forte: "Havia espaço para formar terreno e hoje é uma região bem desenvolvida, com muitos lançamentos".

O mercado imobiliário também aposta nas imediações das novas estações da linha 5-lilás, como a estação Adolfo Pinheiro, que será entregue no segundo semestre deste ano, segundo o Metrô.

Nick Dagan, diretor de incorporação da Esser, diz que há uma grande dificuldade de locomoção da região ao centro ou à avenida Paulista, o que, segundo ele, justifica o interesse das incorporadoras.

MORUMBI
Líder em unidades na zona sul, segundo a Esser, com 21% do total lançado em 2012, o Morumbi deverá diminuir a oferta.

O motivo é que o estoque de outorga onerosa está esgotado.

O instrumento permite construir empreendimentos acima do limite básico, mediante pagamento à prefeitura pelas incorporadoras.

Editoria de arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag