Venda, preço e locação de imóveis usados despencam em SP
DE SÃO PAULO
O preço dos imóveis usados para venda e locação no Estado de São Paulo caiu 20,3% nos últimos 12 meses até fevereiro, segundo índice do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).
Já as vendas de casas e apartamentos caíram 7,3% e o número de novas locações foi 11,6% menor em fevereiro em relação a janeiro. Somados os dois primeiros meses do ano, as vendas acumulam queda de 6,4% e as locações têm saldo negativo de 4,9%. No caso das vendas e das locações, o Creci-SP não informou a variação nos últimos 12 meses.
"Os mercados de compra e venda de usados e de locação são dinâmicos, sujeitos a oscilações bruscas de um mês para outro, mas em médio e longo prazos se percebe um movimento de ajuste de preços e aluguéis, com a eliminação de exageros e excessos", afirma José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP.
LOCAÇÃO
No mercado de locação, só a capital fechou fevereiro com maior número de locações do que em janeiro: 26,6% a mais. Houve recuo no interior (de 21%), litoral (de 18%) e no bloco formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco (de 36,7%).
A inadimplência entre os inquilinos cresceu 8,6% de janeiro para fevereiro, com o número de inquilinos em atraso passando de 3,5% para 3,8% do total de contratos ativos nas imobiliárias que participaram da pesquisa.
O levantamento foi realizado em imobiliárias de 37 cidades do Estado de São Paulo com base em negócios efetivamente fechados.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade