Publicidade
09/06/2013 - 01h30

Programas sobre busca de imóveis e decoração despontam na TV

AMANDA CAMASMIE
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

A compra de uma casa ainda é um projeto, mas a nutricionista Laura Tafner, 23, fala do assunto com segurança. Ela diz que será preciso bom senso e saber fazer concessões.

Ser modesto na aquisição do primeiro imóvel é uma das principais lições de Sandra Rinomato, corretora canadense e apresentadora do "Property Virgins" -programa sobre a compra imóveis preferido de Tafner-, exibido pelo canal pago Fox Life.

Análise: ideias criativas são trunfo em atrações 'gringas' e nacionais

Rinomato auxilia compradores de primeira viagem a realizar o sonho com os pés no chão. "Comece com um imóvel mais barato e talvez a próxima casa seja no bairro dos sonhos", diz a corretora à Folha.

O gerente de programação da Fox Life, Altair Barboza, relaciona o aumento na oferta desse tipo de programa ao boom imobiliário de 2010. "As pessoas buscam ajuda para adquirir o imóvel e criatividade para decorá-lo."

Dicas de decoração são outro segmento em ascensão. Só a Fox Life exibe hoje seis programas -e planeja novas séries e temporadas. O canal GNT incluiu três atrações na grade após pesquisa, em 2010, revelar o interesse pelo tema. "São programas com muitos pedidos. O público quer saber os detalhes dos ambientes", diz Mariana Novaes, gerente da GNT.

Divulgação
Sandra Rinomato apresenta o programa "Property Virgins" que em fevereiro entrará na décima temporada
Sandra Rinomato apresenta o programa "Property Virgins" que em fevereiro entrará na décima temporada

O primeiro imóvel precisa ser modesto, diz corretora

"Quer comprar uma casa? Então, venda o carro". Essa é uma das dicas categóricas da corretora canadense Sandra Rinomato, no programa "Property Virgins" (proprietários virgens), na Fox Life.
O objetivo do "reality", criado em 2006, é ajudar iniciantes a comprar o primeiro imóvel, sem prejudicar a vida financeira. Confira os principais trechos da entrevista.

Folha - Você costuma dizer que os compradores não sabem nada sobre a primeira compra. A que se refere?
Sandra Rinomato - Eles veem muitas casas, mas nunca com os olhos de um proprietário. Então, não entendem o que é importante procurar ou o que evitar. Um bom corretor pode ajudar a focar nas prioridades.
E no que as pessoas devem se concentrar?
Esse é apenas o primeiro passo na "escada" da propriedade. O comprador precisa se concentrar em suas necessidades e não, no que ele quer. Quem não entender isso não poderá comprar uma casa, porque sempre estará esperando o lugar perfeito.

Por onde começar?
Avalie a sua vida. É o momento certo para comprar uma casa? Entenda o que está envolvido, como impostos e manutenção, e quanto dinheiro será necessário. Não tome uma decisão por se sentir pressionado, para tentar manter as aparências ou porque você sente que precisa ser o próximo passo.

Quais as diferenças entre a primeira e a segunda compra?
A primeira casa precisa ser modesta e acessível -não tão chique quanto você deseja e talvez fora de sua localização favorita. Muitas vezes, a primeira casa é adquirida por um casal, que não sabe ainda como usar o espaço. O segundo, em geral, vem de uma mudança de vida. Analise essas novas necessidades. Neste momento, talvez já sejam possíveis extravagâncias.

Quando é melhor viver de aluguel?
A locação é recomendável se você não não tiver crédito e não tiver certeza sobre onde vai trabalhar. Você também pode ter que poupar mais dinheiro antes de comprar uma casa. Nesse caso, se alugar, tenha um bom plano para suas finanças. Sem nenhum plano, você pode continuar no aluguel por muitos anos e com nenhum dinheiro guardado para comprar uma casa.

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
CONTROLE REMOTO Confira os programas sobre compra e decoração de imóveis em exibição na TV paga
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag