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18/08/2013 - 01h30

Em projeto sustentável, 'consumidor gasta agora para economizar depois'

MARIANA DESIDÉRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O arquiteto escocês David Sim, especialista em desenvolvimento urbano, defende que os conceitos de sustentabilidade sejam aplicados no planejamento das cidades.

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Sócio do escritório dinamarquês Gehl Arquitetos, fundado por Jan Gehl, grande defensor de pedestres e ciclistas nas cidades, Sim estará no Brasil no final deste mês para conferência do Greenbuilding Brasil (www.expogbcbrasil.org.br).

Confira os principais trechos da entrevista por e-mail.

Folha - Qual a importância de pensar em sustentabilidade no planejamento das cidades?
David Sim - Temos que pensar em sustentabilidade não só em termos de meio ambiente, mas da sociedade. Até agora, a maior parte da discussão tem sido sobre o consumo e a economia de energia. Planejamento sustentável também é a criação de uma plataforma que permita que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, utilizando o menor número de recursos possível. O espaço público é um fator importante para a sustentabilidade, porque é usado por todos.

Qual é o papel do setor empresarial nisso?
Um aspecto fundamental para construir cidades sustentáveis é o investimento de longo prazo. É preciso ter paciência. O setor empresarial precisa construir lugares que serão úteis e atraentes no futuro. No Brasil, a maioria dos edifícios que buscam certificação são comerciais. O setor residencial está distante disso. A certificação ainda é apenas um meio para um fim.

O que falta para que seja para valer?
A certificação em si não é o que faz uma sociedade sustentável. O mais importante é que os compradores vejam valor em um melhor desempenho, uma melhor localização. Quem compra um imóvel residencial deve compreender que uma casa sustentável gera economia de dinheiro.

Mas o selo sustentável encarece os imóveis.
Eles vão usar menos energia todos os dias, seja porque a casa foi melhor concebida, poupando no aquecimento ou no resfriamento, seja porque os materiais duram mais, ou o imóvel permite fazer tudo sem carro. Os consumidores precisam aprender a gastar mais agora para economizar dinheiro no futuro. (MD)

 

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