Publicidade
04/09/2013 - 15h50

Arranha-céu em Londres que derrete peças de carros recebe cobertura

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma tela temporária cobre desde esta quarta-feira o arranha-céu de Londres que nos últimos dias provocou danos em veículos e comércios pelos raios solares que refletem em suas vidraças.

O prédio foi projetado pelo uruguaio Rafael Viñoly e as paredes côncavas permitem uma maior área construída nos andares mais altos, que são mais valorizados. Viñoly não foi localizado para comentar.

A torre de vidro em Londres, apelidada de Walkie Talkie (devido ao formato curvo), já foi apontada nesta semana como culpada por ter derretido um espelho retrovisor, os painéis e um logotipo metálico de um Jaguar estacionado próximo ao prédio de 37 andares.

Não é a primeira vez que Viñoly enfrenta esse tipo de problema. Há três anos, a imprensa dos Estados Unidos noticiou que o hotel Vdara, projetado por ele em Las Vegas, produzia áreas e calor intenso.

Em entrevista à Folha em junho, o uruguaio criticou os prédios corporativos brasileiros. "Como se constrói porcaria no Brasil", disse na ocasião.

OVO FRITO

Lojistas em frente ao edifício, que ainda está em construção, também apontaram queimaduras nas fachadas e tapetes de seus estabelecimentos. Sob o olhar intrigado da população, equipes de TV fritaram um ovo sob o raio de sol refletido de uma parede côncava da torre.

"Achei que era quente na Turquia, mas isso é incrível", disse Ali Akay, gerente de uma barbearia em frente ao prédio. "Os incorporadores prometeram resolver isso."

Martin Lindsay, dono do Jaguar, disse que deixou seu carro uma hora estacionado em frente ao prédio, e ao voltar encontrou vários danos.

"Não dá para acreditar que algo assim fosse acontecer", disse ele, que teve os prejuízos pagos pela incorporadora. "Eles precisam fazer algo a respeito."

Para evitar mais danos, três baias de estacionamento foram interditadas em frente ao prédio, cuja obra custará um total de 239 milhões de libras (US$ 371 milhões). Mas um constante fluxo de curiosos continua observando e fotografando a obra.

"Nem abriu e já é famoso", comentou Simon Lamont, gerente de um restaurante. "Eles deveriam rebatizá-lo de Armadilha do Sol, em vez de Walkie Talkie."

O Walkie Talkie, com inauguração programada para o primeiro semestre de 2014, é um entre vários prédios modernos que estão sendo erguidos numa região de Londres conhecida como Square Mile, onde 30 mil pessoas trabalham em atividades financeiras e outros serviços.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag