Design belga em madeira é tema de mostra em São Paulo
DE SÃO PAULO
Até 11 de outubro, o projeto "Novas perspectivas - Valônia, Bruxelas, Bélgica" reúne no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, três exposições simultâneas sobre arte, design e arquitetura belga. Todas são gratuitas.
"A Matéria das Nuvens", exposição com curadoria de Giovanna Massoni e Susanna Campogrande, apresenta o design em madeira das regiões da Valônia e de Bruxelas.
São 30 participantes, entre empresas e designers, que atuam com mobiliário, iluminação, design têxtil e design de novos materiais, como a madeira líquida.
Entre eles, destaca-se Jean François D'Or, eleito "designer do ano" (2013) pela feira belga de design "Interieur".
Produtos já lançados no mercado dividem o espaço com protótipos e novidades, como as mais novas criações de Alain Gilles: um conjunto de escrivaninha e banco para crianças.
Um protótipo de cadeira foi criado especialmente para a exposição por Xavier Lust, designer que já colaborou com a indústria brasileira.
Focada na arquitetura belga, a mostra "Ditirambo" apresenta a produção e experimentações de nove jovens escritórios da comunidade francesa de Valônia-Bruxelas, selecionados por Pablo Lhoas.
Já a exposição "Tapta" homenageia a artista de origem polonesa de mesmo nome. Formada em artes da tecelagem em La Cambre, Tapta (1926-1997) tornou-se responsável pelo ateliê Tapisserie em 1975.
Ousada, a artista renovou o estilo tradicional do têxtil por meio de estruturas, cordas e a constante relação que sua produção estabelecia com o espaço ao seu redor.
O MuBE fica na avenida Europa, 218 e funciona de terça a domingo, das 10h às 19h.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade