Publicidade
15/09/2013 - 01h30

Estrutura de casa é erguida em 5 dias no litoral de SP e com estilo

CAROLINE APPLE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A construção desta casa de 126 m² na Barra do Sahy, em São Sebastião (litoral de São Paulo), destaca-se pela rapidez e precisão. O projeto é do escritório Nitsche Arquitetos.

Ao longo de toda a concepção arquitetônica e da execução da casa, a prioridade foi escolher materiais que pudessem ser montados na obra para minimizar o processo artesanal.

O "corpo" da casa é de madeira jatobá, com telhas termoacústicas de alumínio, e foi montado em cinco dias. Para conter a absorção de umidade, a estrutura foi erguida sobre uma plataforma suspensa de lajes pré-moldadas de concreto, revestida com pedra São Tomé. Sobre essa plataforma foram feitas todas as paredes em alvenaria de bloco de concreto

Segundo o escritório de arquitetura, a construção da casa (sem contar o tempo de projeto) durou mais de 8 meses.

Os caixilhos predominam como recurso de fechamento da casa, com placas de vidro que ganham cor com as cortinas cerradas.

Materiais básicos e de simples instalação, como concreto, madeira, pedra e alumínio, inserem a construção de forma natural no clima despojado da região litorânea.

As aberturas laterais funcionam como uma ferramenta contra o calor, à medida que favorecem a ventilação cruzada.

Entre a telha e a casa também há um vão que facilita a circulação de ar. Os beirais largos protegem as áreas internas das chuvas.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag