Publicidade
19/09/2013 - 07h30

Coifas desafiam decoração de cozinhas e varandas; tire suas dúvidas

DE SÃO PAULO

Aliar a funcionalidade de eletrodomésticos à decoração da casa nem sempre é tarefa fácil.

É o caso das coifas, importantes para absorver a gordura e odores produzidos durante o preparo de alimentos, mas que diversos projetos de interiores procuram esconder.

Artista plástico Romero Britto assina linha de pisos e revestimentos
Biombos ajudam na divisão de ambientes e decoram; veja opções

Não precisa ser assim. Um duto em aço inox escovado, por exemplo, pode dar ares de modernidade ao ambiente.

Como as coifas não são restritas a cozinhas e podem envolver pequenas reformas, dúvidas sobre modelos e instalação são comuns.

Especialistas da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastempo, Consul e KitchenAid, esclarecem alguns mitos e verdades sobre o produto.

O arquiteto Adriano Mascarenhas apresenta alguns projetos em que utilizou coifas.

Para ter uma coifa é preciso quebrar a parede?
Depende. Coifas podem operar de duas maneiras: no modo exaustor ou depurador. No modo exaustor, o ar quente é levado para fora do ambiente por meio de um duto, que exige uma pequena reforma para ser instalado. Já no modo depurador, o ar é sugado, filtrado e devolvido ao ambiente, sem a necessidade de reforma adicional à instalação da coifa.

Mas Adriano Mascarenhas explica que a definição de "coifa" pressupõe a existência de exaustão externa, caso contrário, devem ser chamados de depuradores.

O exaustor não é um item primordial, mas para quem possui cozinha aberta para a sala, vale a reforma porque evita que o cheiro de comida se espalhe pelo ambiente. Segundo Mascarenhas, a eficiência dos depuradores é menor.

Meu fogão fica na parede. Posso ter coifa na cozinha?
Sim. Há opções de coifas para fogão encostado na parede, em ilha ou cooktop no centro da cozinha, e não só nela. Mascarenhas optou por uma coifa em ilha para ficar contra a janela do espaço gourmet de uma varanda.

Preciso chamar um profissional para instalar?
Caso o eletrodoméstico possua exaustor, sim, porque é necessário planejar onde ficará o duto para saída de ar, que tem 15 cm de diâmetro. Há fabricantes que realizam o trabalho de instalação do produto, mas somente até a laje do teto da cozinha.

Qual a distância ideal entre a coifa e a superfície do fogão ou cooktop?
Para garantir o funcionamento correto do eletrodoméstico, a distância deve ser de 65 cm. Além disso, para que não haja perda de eficiência de sucção, a coifa deve ter a mesma largura que o fogão ou cooktop. Se a distância indicada no manual de instruções do fogão e da coifa for diferente, respeite a que for maior.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag