Publicidade
15/11/2013 - 07h30

Palácio de Versalhes ganha lustre contemporâneo com cristais iluminados

DE SÃO PAULO

Desde ontem (14), um lustre contemporâneo ilumina o Palácio de Versalhes, na França.

Os irmãos designers Ronan e Erwan Bouroullec foram escolhidos em 2011 para criar uma peça de arte permanente que iluminasse a grandiosa escadaria Gabriel, localizada na entrada principal do palácio e que leva aos aposentos reais.

Composto por centenas de cristais Swarovski e três mil lâmpadas de LED, distribuídos ao longo de seus 12 metros de altura, o Lustre Gabriel pesa cerca de meia tonelada e levou três anos para ser construído.

As imensas linhas flexíveis formam um design orgânico regido pelas leis da gravidade, que cada espectador experimentará de forma diferente à medida que for subindo os dois lances de escada.

A visitação será aberta ao público hoje (15). São esperados 8.000 visitantes por dia.

Veja a entrevista de Ronan e Erwan Bouroullec à Folha.

Folha - O que é o projeto do Lustre Gabriel?
Ronan e Erwan Bouroullec - O Lustre Gabriel consiste em um eixo central ao redor do qual, como miçangas, quase 500 peças de cristal estão rosqueadas. Dentro de cada peça há luzes de LED. Graças à maneira como cada cristal foi cortado, cria-se uma sensação de iluminação contínua e difusa, sendo difícil perceber de onde a luz vem de fato, principalmente porque o cabo que reúne os cristais é "invisível". Ele corre dentro de um tubo de cromo que produz um efeito espelhado, dando a ilusão de que desaparece.

Qual o efeito que buscavam com a peça?
O peso desta obra foi a noção de perenidade. Como ela funciona e sua produção parecem ao espectador um mistério, graças aos cristais e seus reflexos. Não conseguimos ter uma compreensão precisa de como esse objeto é construído, criando uma situação quase mágica. A percepção da obra muda dependendo do dia e da hora, já que a incidência de luz natural varia muito e, consequentemente, o reflexo no cristal também. É uma peça toda muito iluminada, as próprias escadas Gabriel estão em um local inundado pela luz natural.

Como harmonizar contemporâneo e tradicional?
O fundamental é pensar como dar forma a um objeto sem torná-lo datado. Depois de muita pesquisa, tornou-se claro que mais interessante do que determinar a forma do objeto seria se confiássemos na gravidade para gerar uma forma natural. É a gravidade sobre esses cristais de tamanhos e pesos diferentes que define a cara final da peça, que ganha um aspecto natural e orgânico. Assim, ela se insere em um tempo e espaço que está fora daquele da moda ou de períodos históricos.

Divulgação
Swarovski e Irmãos Bouroullec assinam primeira peça contemporânea permanente para Palácio de Versalhes, na França
Swarovski e Irmãos Bouroullec assinam primeira peça contemporânea permanente para Palácio de Versalhes, na França
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag