Publicidade
27/11/2013 - 07h30

Releituras do azulejo português têm tons marcantes e estampas contemporâneas

DE SÃO PAULO

Trazer referências do passado para o presente não é novidade e é dessa combinação que, muitas vezes, surgem o retrô e o vintage.

Pensando nisso, algumas empresas de revestimentos, muito inspiradas pelo mundo da moda, apostaram em releituras da tradicional azulejaria decorada de Portugal para criarem ambientes ao mesmo tempo clássicos e contemporâneos.

"O azulejo português, também chamado de porcelain print, traz um ar de requinte retrô aliado a sofisticação e modernidade", diz a estilista Mônica Mazzucco.

A Cerâmica Portinari deu até nomes de cidades de Portugal para sua coleção inspirada nas formas geométricas, espirais e florais típicas dos azulejos do país. O diferencial foi a mescla de tons marcantes e neutros nas peças.

Menos ousados na cor, os azulejos Azuis, da Portobello, como o próprio nome sugere, mantiveram a coloração tradicional da peça --azul e branco. As tonalidades escolhidas, as estampas gráficas e a mistura com superfícies monocromáticas, no entanto, dão toque moderno e descolado ao revestimento.

A linha Patchwork Blue, assinada pela Decortiles, do Grupo Eliane, foi mais tradicional tanto na cor quanto nos desenhos, mas apostou na variedade de estampas e no acabamento brilhante. A opção confere tranquilidade ao ambiente.

DESCONSTRUÇÃO

De português, só restou a forma aos ladrilhos hidráulicos que Marcelo Rosenbaum desenhou para a Brasil Imperial.

O nome da coleção, "São João", indica onde o designer foi buscar inspiração: nas festas juninas brasileiras e suas bandeirinhas coloridas, roupas xadrez e chapéus de palha.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag