Publicidade
11/12/2013 - 07h30

Biblioteca da USP e conjunto residencial estão na lista de melhores do ano da APCA

DE SÃO PAULO

A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) divulgou nesta semana a lista dos melhores do ano nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música, rádio, teatro e televisão. Ao todo, 52 críticos participaram da decisão.

Entre os destaques de arquitetura, está o homenageado pelo conjunto da obra, Carlos A. C. Lemos, arquiteto, historiador, escritor e professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP.

Lemos foi braço direito de Niemeyer em São Paulo, capitaneando a construção do Copan, e o primeiro arquiteto a atuar no Condephaat, órgão criado em 1968 para proteger o patrimônio em São Paulo. Para a coleção Primeiros Passos, escreveu os títulos "O que é Arquitetura" e "O que é Patrimônio Histórico".

Em 2013, foi lançado o livro "Da Taipa ao Concreto", que reúne artigos escritos por Lemos ao longo da vida defendendo o significado da preservação dos bens arquitetônicos.

O prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizado na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, foi escolhido a melhor obra do ano.

O projeto, assinado por Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, possui 20 mil m² e abriga 60 mil volumes de livros e documentos sobre o Brasil, com destaque para a coleção reunida pelo advogado, empresário e bibliófilo José Mindlin e doada à USP em 2005.

Na subcategoria urbanidade, a vencedora foi a parceria dos escritórios MMBB Arquitetos e H+F Arquitetos na construção do Conjunto Residencial Jardim Edith, na zona sul da capital paulista.

Situado junto à margem do córrego Águas Espraiadas, na esquina das avenidas Engenheiro Luis Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, o conjunto foi implantado sobre o perímetro remanescente da favela Jardim Edith, em uma área de intensa especulação imobiliária.

Partindo da prerrogativa de manutenção da população residente no local, o projeto conta com 252 unidades habitacionais, creche, Unidade Básica de Saúde e restaurante-escola.

A cerimônia de entrega da 57ª edição do Prêmio APCA acontecerá em março, em data a ser divulgada, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195), em São Paulo.

CATEGORIA ARQUITETURA

Homenagem pelo conjunto da obra: Carlos A. C. Lemos
Melhor obra: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Autores: Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb
Obra referencial: Centro Paula Souza - Autores: Pedro Taddei e Francisco Spadoni
Registro de arquitetura: Nelson Kon
Fronteiras da arquitetura: Bom Retiro 958 metros - Autores: Guilherme Bonfanti (luz) e Carlos Teixeira (direção de arte)
Promoção à pesquisa: Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz/ SECIRM (Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar)/ Secretário Geral Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues
Urbanidade: Conjunto Residencial Jardim Editth - Autores: MMBB Arquitetos (Marta Moreira, Milton Braga e Fernando de Mello Franco) e H+F Arquitetos (Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú)

Votantes: Abílio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira Camargo, Nadia Somekh e Renato Luiz Anelli.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag