Publicidade
22/12/2013 - 01h30

Pequenas reformas dão "cara nova" ao imóvel; confira dicas de arquitetos

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Entre as promessas de Ano-Novo, há quem planeje uma pequena mudança, como a pintura de uma das paredes com cor diferente das demais, a reformas complexas, com até modificação da planta do imóvel.

Encontrar mão de obra para a reforma da casa é desafio
Confira modelo de contrato de pedreiro
Closet valoriza organização e privacidade; veja dicas para aproveitar bem o espaço

O dinheiro extra do 13º salário pode ajudar a viabilizar essas alterações, e quem quer deixar o imóvel em linha com as tendências pode até reaproveitar itens antigos.

A madeira e o tradicional piso de taco, por exemplo, estão em alta, diz a arquiteta Lígia Franco, da empresa de reformas Dr. Resolve. Segundo ela, uma boa pedida para "atualizar" o imóvel é deixar o piso em boas condições, lixando-o e envernizando-o.

Raquel Cunha/Folhapress
SAO PAULO - SP - 18.12.2013 - Retrato da funcionária publica, Marta Dâ€Onofrio, 46, no seu apartamento no bairro da Consolação. Ela já se mudou algumas vezes e sempre acaba fazendo pequenas reformas nos apartamentos onde vai morar. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, SUP-IMOVEIS) ***EXCLUSIVO***
A funcionária pública Marta D'Onofrio, 46, já se mudou diversas vezes e quase sempre faz reformas

"As reformas ficaram muito mais caras, já que os preços de mão de obra e de material de construção subiram bastante. Agora é máxima transformação com mínima intervenção", afirma o arquiteto Gustavo Calazans, que também recomenda manter os itens de madeira.

Para quem quer apostar no porcelanato, a dica de Franco é escolher um tom neutro, sem desenho, que tomou o espaço do piso de cerâmica com estampa.

Já para o teto, a sugestão é forro de gesso rebaixado com iluminação embutida -com LED ou lâmpadas diferentes para cada ambiente- para valorizar os móveis.

A funcionária pública Marta D'Onofrio, 46, conta que se mudou dez vezes e que quase sempre faz reformas, grandes e pequenas.

No apartamento próprio em que mora há dois anos, na Consolação, na região central de São Paulo, já fez duas adaptações, uma quando se mudou e outra há um ano. Ao todo, colocou carpete de madeira, renovou o sistema hidráulico na cozinha e trocou tanque e armário. Agora já pensa em substituir a porta sanfonada por uma de correr.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

INVESTIMENTO
Na hora da venda, D'Onofrio diz que as reformas valorizavam o bem até certo ponto. "Pode colocar mármore ou revestir de ouro um apartamento de dois quartos que não adianta, vai continuar sendo um dois-dormitórios."

Para atrair mais interessados, a recomendação de Renato Teixeira, presidente da rede imobiliária Re/Max Brasil, é pintar -a mais simples e barata das "reformas- os cômodos com cores neutras.

Sobre armários embutidos, a arquiteta Lígia Franco afirma que eles agradam a quem não tem móveis, mas, geralmente, o restante dos compradores não quer pagar mais por esses itens.

Também é preciso levar em conta que há clientes que preferem comprar o bem como está, pagando um pouco menos, e depois decidir o que querem mudar.

A renovação do imóvel com foco na venda requer não só capital para lidar com imprevistos, tempo para acompanhar a obra e habilidade para negociar com fornecedores, mas também conhecimento do mercado imobiliário para estimar se o imóvel terá a valorização esperada.

ESTRUTURA
Caso se queira alterar a planta do apartamento, é essencial checar se a retirada de paredes não prevê riscos à estrutura do prédio.

Já se há necessidade de adaptações nos sistemas elétrico, hidráulico e nos telhados, para coibir infiltração de água, as modificações devem ser feitas o mais rapidamente possível. Fios antigos, por exemplo, são rígidos, ressecam e fissuram. Com o tempo, alerta Calazans, isso pode gerar um curto-circuito.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag