Publicidade
06/02/2014 - 07h30

Para fugir de enchentes, casa será transportada por mais de 1.500 km

DE SÃO PAULO

Uma casa rara projetada por Frank Lloyd Wright em 1954 no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, será desmontada e transferida para um terreno no Arkansas, estado a quase 1.900 km de distância.

A mudança é na verdade um resgate. Construída ao longo do rio Millstone, a Bachman Wilson House vinha sofrendo com enchentes constantes nas últimas décadas.

O Crystal Bridges Museum of American Art comprou a residência no ano passado e irá reconstruí-la dentro da propriedade do museu, em Bentonville. A operação toda deve ser concluída no início de 2015.

A casa é uma típica representante da fase "usoniana" de Wright, quando o arquiteto se dedicou a construir habitações a preços mais acessíveis.

"O conceito usoniano tinha a intenção de promover acesso à arquitetura de qualidade para todas as famílias", explica Rod Bigelow, diretor executivo do museu.

Segundo ele, esse tipo de construção faz uso de materiais naturais e explora a luz solar como elemento arquitetônico e de aquecimento.

Tarantino Studio/Divulgação
Museu pretende deslocar casa rara protejada por Frank Lloyd Wright localizada em área com inundações frequentes
As construções "usonianas" se destinavam a pessoas com menos recursos e mulheres profissionalmente independentes

HISTÓRIA

Em 1954, o casal Abraham Wilson e Gloria Bachman delegaram a Wright a tarefa de desenhar seu futuro lar. Na época, o arquiteto estava trabalhando em um de seus mais emblemáticos projetos, o Solomon R. Guggenheim Museum de Nova York.

Quando outro casal, Lawrence e Sharon Tarantino, compraram a residência, em 1988, ela já estava judiada pelas constantes enchentes. Como ele é arquiteto e ela é designer, os dois tocaram a reforma da construção, tendo como base documentos originais dos arquivos de Wright.

Lawrence e Sharon restauraram a residência e devolveram elementos originais do projeto do arquiteto que foram eliminados ao longo dos anos.

Na batalha contra as inundações, os donos resolveram colocar a casa com todos os seus móveis à venda em 2012, sob a condição de que o novo proprietário se comprometesse a transferir o edifício para um local seguro, mas que garantisse a intimidade da construção com a natureza –traço característico da casa em seu terreno original.

NATURAL

A residência é um pavilhão único com uma parede de alvenaria proporcionando privacidade à face virada para a rua.

"A fachada mais ao sul é composta por painéis de vidro de 16 metros de altura com estrutura em mogno e um conjunto de portas duplas na sala de estar e jantar. Tudo para proporcionar transparência, permitindo a passagem de luz solar e a interação com a natureza", diz Lawrence Tarantino.

Tarantino Studio/Divulgação
Portas de vidro garantem passagem de luz solar e interação com a natureza
Portas de vidro garantem passagem de luz solar e interação com a natureza na sala de jantar e estar, bem ao estilo "usoniano"
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag