Publicidade
23/02/2014 - 01h30

Projetos de metrô e trem impulsionam lançamentos de imóveis na Grande SP

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Com o alto preço dos imóveis em São Paulo, as cidades da região metropolitana procuram ganhar terreno.

A estratégia é oferecer unidades mais baratas em um cenário de perspectiva de melhorias na infraestrutura – sobretudo de acesso facilitado à capital.

Raquel Cunha/Folhapress
Vista de São Bernardo do Campo, cidade que concentra grande volume de lançamentos
São Bernardo do Campo concentra muitos lançamentos

Segundo o Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), depois de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santo André oferecem o maior número de oportunidades.

As três cidades juntas responderam por metade das unidades lançadas nos 38 municípios da região no ano passado–sem considerar a capital paulista.

Com apartamentos que vão do perfil econômico ao alto padrão, o valor do metro quadrado nesses três municípios se situa, em média, em torno de R$ 5.000 –contra R$ 8.700 na capital.

"Essas cidades tiveram valorização, mas não tanto quanto ocorreu em São Paulo. Ainda há espaço para se valorizarem", afirma Belmiro Quintaes, diretor da imobiliária Lopes.

ATRATIVOS

O preço mais baixo dos imóveis nas cidades da Grande São Paulo, aliado à perspectiva de melhorias em transporte e ao acesso mais fácil à capital paulista, é o principal apelo dos lançamentos na região.

Com a expectativa de resolver ou atenuar um importante gargalo, que é a falta de metrô, os projetos tornaram-se chamariz de vendas no ABC e em Guarulhos. As regiões atraem compradores que buscam uma moradia ou um investimento.

Considerando os lançamentos em Santo André e São Bernardo do Campo, por exemplo, houve alta de 32% no número de unidades lançadas em 2013 na comparação com 2012, segundo a Acigabc (associação de construtoras e imobiliárias).

Para a região, está prevista a linha de monotrilho 18-bronze, a ser operada pelo Metrô, com 13 estações e interligando os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo.

As obras devem ser concluídas em 2018, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Editoria de Arte/Folhapress

Em Santo André, os lançamentos de padrão mais elevado ficam no bairro Jardim, com opções de apartamentos com mais de 150 m². O Parque Celso Daniel, um shopping e a movimentada rua das Figueiras, com muitos bares, são atrativos.

Como não há muitos terrenos disponíveis no Jardim, o bairro Campestre, ao lado, desponta com unidades menores e preço mais em conta.

Já em São Bernardo do Campo, a região central é a que mais atrai lançamentos, justamente por onde passará uma estação do monotrilho.

Com o avanço das incorporadoras na região, o estoque subiu.

ESTOQUE
"O estoque está em cerca de 4.000 unidades na região. O número é um pouco alto, já que o normal é de 2.500 a 3.000", afirma Milton Bigucci, presidente da Acigabc e da construtora MBiGucci.

Em Guarulhos, os locais mais desejados são Vila Augusta, onde fica o parque Parque Fracalanza, a região do Bosque Maia e a Vila Rosália.
As unidades acabam servindo moradores da cidade ou das zonas leste e norte de São Paulo, vizinhas a Guarulhos.

O gerente Pedro Luiz do Nascimento, 29, mudou da Vila Maria (zona norte de São Paulo) para a região central de Guarulhos e afirma ter feito ótimo negócio. Ele diz encontrar boas opções de lazer próximo da nova casa, como um parque e um shopping.

Segundo ele, pelo preço que pagou pelo apartamento de 105 m² em Guarulhos conseguiria um de pouco mais de 60 m² na Vila Maria.

Como no ABC, os investimentos em transporte pesam. A linha 2-verde deve chegar à região da rodovia Presidente Dutra e uma linha de trem deverá ligar o aeroporto à capital. Também há projeto para a linha 19-celeste ligar a zona sul de São Paulo à cidade.

Zanone Fraissat/Folhapress
Pedro Luiz do Nascimento e a mulher, Teresa, trocaram a zona norte de São Paulo por Guarulhos, onde tem parque e shopping próximos de casa
Pedro Luiz do Nascimento e a mulher, Teresa, trocaram a zona norte de São Paulo por um apartamento de 105 m² em Guarulhos
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag